
A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de São Joaquim da Barra (SP) pediu nesta quinta-feira (30) a prisão preventiva de dois irmãos suspeitos de furtar oito estabelecimentos comerciais no mês de agosto. Segundo o delegado Vinícius Alexandre Marini, a dupla agia sempre da mesma maneira: arrombava a porta ou a vitrine e desligava o sistema de alarme.
Marini afirmou que os homens foram detidos na última segunda-feira (27), prestaram depoimento e foram liberados porque não foram encontrados em flagrante. Na residência dos suspeitos, a polícia apreendeu uma touca, uma lanterna, ferramentas como pé de cabra, alicate e chaves de fenda, além de pares de tênis importados e um vídeogame.
“Eles são especialistas nisso, têm conhecimento em eletrônica e informática. Os dois moraram muito tempo em Barretos e a nossa suspeita é que eles tenham levado a maior parte dos objetos furtados para aquela cidade”, disse o delegado.
Vítimas
Imagens das câmeras de segurança de uma loja no Centro de São Joaquim da Barra mostram o momento em que os ladrões jogam uma pedra contra vitrine para invadir o local no último sábado (25). Após a tentativa frustrada, a dupla retorna com uma marreta, entra no estabelecimento e furta roupas, sapatos e acessórios.
A proprietária, que não quis se identificar, contou que a loja já havia sido furtada pela dupla em fevereiro do ano passado. O prejuízo, segundo ela, é de R$ 35 mil. “Eu me sinto totalmente insegura, com medo. A gente se fecha para eles ficarem nas ruas”, disse.
A sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também teria sido alvo da dupla. Os suspeitos teriam invadido o prédio na sexta-feira (24) e furtaram equipamentos eletrônicos como monitores, caixas de som e computadores.
O presidente da OAB – 127ª Subseção, Marcelo Dezem, disse que investirá na instalação de câmeras de segurança, cercas elétricas e grades. “Infelizmente esse é um mal que assola a região como um todo. Nesse local nós atendemos a população carente, há um grande acesso de pessoas todos os dias e isso preocupa realmente.”