
A Santa Casa de Ituverava (SP) vai investigar a morte de uma criança de 2 anos enquanto dormia em casa depois de ser liberada por uma médica na noite de segunda-feira (27). Gustavo Pinheiro Lopes estava com suspeita de catapora e pneumonia, e sintomas como tosse e vômito, quando foi levado ao hospital com a intenção de ser internado pelos pais.
Eles disseram que a médica deu alta para o paciente após medicá-lo. “Explicamos que ele estava com falta de ar. Pedimos para deixar em observação, mas ela dispensou meu filho”, disse o motorista Daniel da Silva, pai de Gustavo.
Ao ser levada para casa, a criança voltou a vomitar e pegou no sono. Somente no dia seguinte, na manhã de terça-feira (28), os pais disseram que deram conta da morte do filho, asfixiado pelo próprio vômito. “O cansaço nos venceu, a gente dormiu. Quando acordei para trabalhar, ele estava com parada cardiorrespiratória”, afirmou Silva.
Santa Casa
De acordo com a administradora da Santa Casa, será aberta uma sindicância com relação à postura profissional da médica responsável pelo atendimento da criança. Caso sejam constatadas falhas, a questão será encaminhada para avaliação do Conselho Regional de Medicina (CRM). “Isso já foi determinado pela direção da Santa Casa”, afirmou Cláudia Frata, administradora do hospital.
Do G1 Ribeirão e Franca