
O primeiro ‘Debate na Cidade’ envolvendo os seis candidatos à Prefeitura de Ribeirão Preto, nas eleições de outubro, foi marcado por propostas de governo e ataques entre os adversários. O evento promovido pelo jornal A Cidade, com apoio da EPTV, reuniu cerca de 240 pessoas no salão nobre da ACI (Associação Comercial e Industrial), na noite de segunda-feira (30).
Durante três horas, os postulantes – Dárcy Vera (PSD), Duarte Nogueira (PSDB), Emilson Roveri (PSOL), Fernando Chiarelli (PT do B), João Gandini (PT) e Mauro Inácio (PSTU) – expuseram planos de governo para setores diversos, como saúde, educação, transporte coletivo, cultura, lazer e esporte. A atual administração e o Governo do Estado também foram alvo de duras críticas dos prefeituráveis.
A iniciativa do debate foi elogiada por candidatos e representantes da sociedade civil. As constantes alfinetadas durante todos os blocos renderam lamentações tanto por parte do público quanto dos postulantes.
Grande parte das críticas e ironias foram protagonizadas por Chiarelli. Ao todo, foram solicitados três direitos de resposta – sendo dois de Dárcy e um de Nogueira -, mas apenas um – da candidata à reeleição – foi concedido.
O site do A Cidade, que transmitiu o evento ao vivo, recebeu cerca de sete mil visitas do início ao fim da cobertura. Munidos de bandeiras, partidários se concentraram em frente à sede da Acirp e entoaram gritos de apoio no final do evento. A maioria para a candidata à reeleição, Dárcy, que esteve acompanhada de secretários.
Transmissão atrai sete mil
O Debate na Cidade atraiu mais de sete mil visitas ao site do A Cidade na internet, durante as três horas de duração do evento, no salão nobre da Acirp. A transmissão ao vivo no site do jornal foi feita com apoio da EPTV, que disponibilizou 12 técnicos que cuidaram das luzes e câmeras, em conjunto com a equipe de TI (Tecnologia da Informação) do A Cidade.
A emissora também empenhou três profissionais para a cobertura do debate. A equipe do jornal envolveu 15 profissionais na produção do encontro entre os candidatos e a cobertura do evento. A preparação do debate, entre o convite e a realização, ontem, levou cerca de 27 dias, desde a convocação para a reunião com os assessores, e a colocação dos seis candidatos a prefeito, lado a lado, na bancada do salão nobre da Acirp.
Fonte: Jornal A Cidade