O CTA está sendo feito no Centro de Saúde para atender os pacientes com DSTs.
O Centro de Saúde de Orlândia continua seguindo seu lema de prestar serviços em prol da saúde dos munícipes, com diversos programas e campanhas. Além das vacinas e do controle das doenças de notificação compulsória (como cólera, febre amarela, coqueluche, tétano, tuberculose, entre outras), assim que o CTA estiver pronto, o Posto de Saúde, como é chamado pelos orlandinos, realizará também a centralização de atendimento das DSTs como AIDS e hepatites virais.
A construção do CTA está em fase final, e atenderá exclusivamente os pacientes de doenças sexualmente transmissíveis.
HIV em Orlândia
Desde a campanha Fique sabendo, realizada em agosto de 2011 até julho deste ano, foram feitos 220 exames de HIV, com seis resultados positivos no município.
O teste é feito no próprio Posto de Saúde, sendo um teste convencional, com um aconselhamento pré- teste. Em cinco dias, após o resultado do exame, o Posto de Saúde dá aconselhamento pós-teste; um diálogo que analisa o risco a que a pessoa foi exposta.
Se o resultado for positivo, o paciente é encaminhado para Franca, centro de referência de Orlândia, para tratamento, com continuidade de visitas no Posto de Saúde para acompanhamento.
Essa sexta-feira, 27, funcionários do Posto de Saúde estarão na Praça Mário Furtado dando informações sobre as hepatites virais e fazendo exames gratuitos para a população.
Fonte: Mogina OnLine