No último sábado, 28 de abril, o Setor de Saúde, localizado na Rua Piauí, 1623, da Prefeitura de São Joaquim da Barra deu início com a presença da prefeita Maria Helena Borges Vannuchi, do vice-prefeito e médico Marcelo de Paula Mian e dos vereadores Suzi Aparecida da Silva Barbosa e Dejaime de Oliveira Ribeiro a Campanha de Castração de Cães e Gatos gratuita em (machos e fêmeas) com mais de oito meses de idade que vivem em todas as regiões do município.
Os procedimentos de castração estão sendo feitos pelo médico veterinário Daniel Saab, da cidade de Morro Agudo que venceu a licitação, em uma sala exclusivamente destinada para a castração animal, que será feita todos os sábados.
A previsão inicial é de castrar mil animais em cinco meses. A triagem está sendo feita inicialmente nos bairros onde há o Programa Saúde da Família, pelas agentes comunitárias. Paralelamente também será castrada uma parcela dos animais do canil e em uma etapa final, os animais de rua. Segundo a vereadora Suzi Aparecida, este é um trabalho em longo prazo, cujos primeiros passos foram dados pela prefeita Maria Helena e o vice-prefeito o médico Marcelo Mian, cujos resultados virão no futuro, solucionando assim este que é um problema de saúde pública.
Os interessados em fazerem a castração de seus animais acima de oito meses, devem procurar os Programas de Saúde da Família de seus bairros e pedir para cadastrar. A Campanha de Castração Animal gratuita foi iniciada nos Jardins América, Canadá e Paraíso.
Leia com atenção:
A castração é uma operação relativamente segura, quando feita por um bom médico veterinário. Os animais, geralmente, se recuperam da castração em aproximadamente em uma semana, com desconforto mínimo, segundo a médica veterinária Neísa Teixeira Lourenço, de Juiz de Fora, Minas Gerais.
VANTAGENS:
– EVITAR NINHADAS NÃO DESEJADAS
Ah, você diria: “Eu jamais colocaria uma ninhada de minha cadela / gata na rua”.
Está certo, mas o que fazer com os filhotes se ninguém os quiser? E os futuros donos, tratarão tão bem seus “netinhos” como você? Não esqueça que às vezes um filhote só é atraente enquanto é filhote, ou enquanto não destrói o sofá da casa nem faz xixi no tapete novo, ou enquanto não fica doente.
E os machos que tem dono que foge de casa e acabam cruzando com uma fêmea de rua? Além de aumentar a população de rua teríamos o perigo também da transmissão de doenças venéreas. Uma doença venérea muito comum nos cães é um tipo de tumor, que é maligno (câncer).
– ANIMAIS CASTRADOS SÃO MAIS SAUDÁVEIS
Tanto machos como fêmeas têm menos chances de desenvolver problemas de tumores e infecções nos órgãos reprodutivos.
Os machos, depois de castrados, têm menos chances de desenvolver problemas de próstata e tumores de testiculares.
A castração reduz o risco de a cadela ter tumor de mama. Se a cadela foi castrada antes do primeiro cio, (aproximadamente seis meses), o risco de ela desenvolver tumores mamários é muito reduzido. O Tumor Mamário é, normalmente, um tipo de câncer muito comum em cadelas idosas que não foram castradas.
Além disso, cirurgia nas fêmeas imaturas é menos propensa a complicações. A remoção completa dos ovários elimina a possibilidade de cânceres ovarianos ou uterinos, que são ocorrências comuns em fêmeas não castradas.
Com relação às fêmeas, pode ser que elas não sejam boas mães, implicando em risco para a ninhada e em trabalho extra para você. Ou ainda, ela pode precisar de auxilio de emergência durante o parto [por exemplo, uma cesariana] colocando em risco sua vida, e aumentando sua despesa.
Fonte: Prefeitura de São Joaquim da Barra