Um homem que diz ter flagrado o roubo praticado por um menor na manhã deste sábado (28) em Ribeirão Preto (SP) bateu no suposto menor infrator com um capacete. A imagem gravada pela reportagem do Jornal da EPTV mostra o momento em que a viseira chega se soltar do capacete com o impacto. (veja vídeo)
O homem, que se apresentou como segurança particular, contou que estava no bairro Vila Tibério quando começou a perseguir o adolescente. Ele afirmou que o jovem roubou uma corrente de ouro de um idoso. “Eu estava para assinar como padrinho num cartório e não tive condição. Eu tive que correr atrás dele”.
Após deter o menor, o rapaz afirmou ter ligado quatro vezes para a Polícia Militar. Como nenhuma viatura chegou ao local no prazo de uma hora, segundo ele, o garoto foi liberado. “Eu não vou atrapalhar minha vida pessoal devido a um meliante deste. Tem que eliminar esse tipo de situação da cidade”.
O homem disse ainda que entregaria a corrente à polícia. O G1 entrou em contato com os dois plantões policiais de Ribeirão, mas até as 16h a ocorrência não havia sido registrada.
OAB
O advogado Daniel Rondi, diretor da Ordem dos Advogados do Brasil – 12ª subseção de Ribeirão Preto, explicou que o Código de Processo Penal autoriza qualquer pessoa a realizar prisão em flagrante, inclusive utilizando a força para deter o criminoso.
“Como pode prender, pode utilizar a força desde que moderada. Não é porque a pessoa é criminosa que deixou de ter direitos. Eu não posso sair agredindo ou linchando. Um crime não compensa outro”, afirmou.
Sobre o caso na manhã deste sábado (28), o advogado afirmou que a agressão contra o suposto menor infrator só pode ser considerada desde que exista prova, como um exame de corpo de delito.
Polícia
Um policial que chegou ao local para atender a ocorrência disse à reportagem da EPTV que a viatura estava em atendimento no bairro Vila Abranches – zona leste – e por isso teria demorado para chegar aos Campos Elíseos, na zona norte. “Infelizmente a gente faz o que pode, não dá para atravessar a cidade voando”.
Do G1 Ribeirão e Franca