A Vigilância em Saúde da Prefeitura de São Joaquim da Barra vai realizar no período de 2 de maio ao dia 31 de maio, em todo o município a Campanha de Vacinação Anti-Rábica Animal 2012, segundo o zootecnista Mauro Henrique Balan, com o apoio dos atiradores do Tiro de Guerra local.
A equipe de vacinação dará início à campanha no dia 2 de maio, vacinando cães e gatos no Jardim Canadá, no posto instalado na Rua João Chain, no horário das 8h00 às 16h00, sem intervalo para almoço. Durante toda a campanha o horário de vacinação será o mesmo das 8h00 às 16h00, segundo o zootecnista Mauro Balan.
A vacina é a única forma de se prevenir a raiva animal (cães e gatos). A doença viral ataca o cérebro e afeta o sistema nervoso central, tanto do animal como também no homem. O vírus fica na saliva do animal raivoso e pode ser transmitido por meio do contato por mordedura, arranhadura ou lambedura em feridas ou mucosas (boca e nariz). Os sintomas no homem são: irritabilidade, sensação de angústia, aversão à água, sensibilidade à luz e ruídos, contrações musculares na faringe e língua.
Como o cão é a principal fonte de infecção para o homem, é importante conhecer os principais sintomas da raiva canina.
O cão, depois de ser mordido por um animal raivoso, desenvolve a doença num período de 21 dias a dois meses, em média. Existem duas formas de raiva canina: a furiosa e a paralítica, dependendo da predominância de uns ou de outros sintomas.
A forma furiosa caracteriza-se por inquietação, tendência ao ataque, anorexia pela dificuldade de deglutição e latido bitonal, posteriormente paralisia, coma e morte.
Na forma paralítica, ao contrário da furiosa, não há inquietação ou tendência ao ataque, o cão tende a se isolar e se esconder em locais escuros. Apresenta paralisia de patas traseiras, que progride e o leva à morte. A duração da doença é de 3 a 7 dias.
O diagnóstico da raiva é feito através do quadro clínico sugestivo e da história clínica do paciente com antecedente de mordedura ou outros tipos de exposição. No diagnóstico da raiva humana, existem várias técnicas laboratoriais para identificação de antígenos ou anticorpos específicos da doença, tais como: reação de imunofluorescência direta, imunofluorescência indireta, soroneutralização e prova biológica. Os materiais a serem examinados incluem: sangue, saliva, bulbo piloso, esfregaço da córnea e tecido nervoso, sendo que este último é retirado do material da necropsia.
Conduta frente à mordedura
· Limpeza do local com água e sabão e desinfecção com álcool ou soluções iodadas, imediatamente após a agressão.
· Quando o animal agressor for cão ou gato deve-se observá-lo durante 10 dias para identificar qualquer sintoma sugestivo de raiva; se possível, o animal suspeito deve ser sacrificado e sua cabeça ou seu cérebro deve ser enviado para o Instituto Pasteur, em gelo, para o exame laboratorial.
· Procure orientação médica, nos postos de atendimento. Pronto Socorro e Centro de Saúde.
Dias e locais da Vacinação Anti-Rábica em São Joaquim da Barra – Horário – das 8h00 às 16h00 – inclusive no horário do almoço
Dia 02 – Rua João Chain (nas árvores) – Jardim Canadá
Dia 03 – Praça da Igreja Santo Antônio – Jardim Paraíso e América
Dia 04 – EMEI Margarida Zelesnikar – Rua Amazonas, 833 – Centro/Baixada
Dia 07 – Assistência da Usina Alta Mogiana – Rua Paraná, 1728
Dias 08 e 09 – Praça Eugênio Dias – Bairro da Lapa
Dia 10 – D.E.R – Rua Sergipe, 2740 – Jardim Paulista
Dia 11 – EMEI Wania Maria Andriani, Rua Sergipe, 3888- Vila Sonia
Dias 14 e 15 – Escola Estadual Elza Miguel Francisco – Rua São Paulo, 3197 – Jardim Paulista
Dias 16 e 17 – 2º Distrito Policial, no Bairro Papa João Paulo Segundo
Dia 18 – Escola Estadual Creso Antônio Filetti – Bairro Nosso Teto
Dia 21 – PSF do Bairro Júlio de Lollo – Rua Canann Dipe, 262 – Júlio de Lollo
Dias 22 e 23 – Rua Genoveva Bonato Scarelli – Entre os Bairros João Mattaraia e Tancredo
Dia 24 – Praça Padre Mário Lan0 – Vila Deienno/Tancredão
Dia 25 – Salão da Associação Amigos do Bairro Pedro Chediack
Dia 28 – Rua José Chaves (Igreja São Pedro e São Paulo) – Entre os Bairros Santa Lúcia e Dr. Jorge de Lollo
Dias 29 e 30 – Escola Estadual Manoel Gouveia de Lima – Bairro da Baixada
Dia 31 – Praça dos Correios – Centro
Fonte: Prefeitura de São Joaquim da Barra