Com o intuito de tratar das ações relativas à dengue no município e oficializar o fluxo de coleta dos exames na rede pública e particular, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma reunião no último dia 09/04, no Centro de Especialidades Odontológicas, participaram da reunião o Secretário Municipal de Saúde Sérgio Renato Macedo Chicote, Assessora de Saúde Claudia Maria Carreira Frata, Assessora de Saúde Daiana Ambrósio Afonso Matsubara, Diretora da Vigilância Sanitária Municipal Maria Aparecida de Castro, Enfermeira da Vigilância Epidemiológica Ione Márcia Mendonça de Castro, Diretora Técnica do Laboratório Municipal de Ituverava Maura de Matos Machado, Biomédica da Unimed Juliana F. Jorge , Diretor Técnico do Laboratório Lamounier da Santa Casa de Misericórdia de Ituverava Rogério Gomes da Silva.
“Como a Dengue é uma doença que necessita de notificação, devido sua importância, realizamos no ano passado uma mobilização e conscientização de todos do município, inclusive com a criação do Comitê de Combate à Dengue, e continuamos com essas ações neste ano contando com o apoio de toda sociedade, assim sendo, a Secretaria Municipal de Saúde tomou a medida de Oficializar o fluxo de coleta nos Laboratórios de Análises Clínicas particulares para os Laboratórios de Análises Clínicas Público”, declarou o Secretário Sérgio Chicote.
O Laboratório Municipal montou Kits com os tubos de ensaio para as coletas de sangue e etiquetas que identificam os pacientes e os enviou gratuitamente para todos laboratórios do município. Disponibilizou também um motorista e um agente da dengue para visitar os laboratórios todos os dias, caso haja sangue e falta dos kits. Esse trabalho surge da preocupação em notificar todos os casos suspeitos de dengue para que sejam encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz, onde são avaliados os dados epidemiológicos do município.
Discutiu-se também sobre a importância da realização do exame no tempo certo para identificação da doença e para que sejam notificados e identificados todos os casos, mesmo quando os exames sejam realizados em laboratórios particulares, para que a doença não prolifere e traga riscos à saúde pública.
Fonte: Prefeitura de Ituverava