
No dia 14 de abril de 1912, às 11:40 da noite, o Titanic colidiu com um iceberg e a afundou no dia seguinte, poucas horas depois. O navio mais tecnológico da época padeceu tirando 1517 vidas, foi o maior desastre marítimo da história. Depois da tragédia, medidas de segurança foram reforçadas em todos os outros navios, como botes de emergência para carregar todos a bordo. 85 anos após, o acidente foi perpetuado por um filme que marcou nossa geração.
A construção do Titanic
O Titanic foi o segundo dos 3 grandes luxuosos que a White Star Line arquitetou. A construção do navio começou em Belfast, norte da Irlanda, em 1909 e durou aproximadamente 3 anos. Foi o maior objetivo que se movia já feito na história
A jornada no Titanic
Na manhã do dia 10 de abril de 1912, 914 passageiros embarcaram no Titanic. Pela tarde, o navio se dirigiu para Cherbourg na França, onde fez uma parada e voltou para a Irlanda na cidade de Cobh. Saindo desta cidade, a embarcação já carregava 2200 pessoas para Nova Iorque.
Indícios do gelo
Os dois primeiros dias no Atlântico, 12 e 13 de abril, foram calmos. A tripulação estava trabalhando duro e os passageiros aproveitando a luxuosidade da embarcação. No domingo, o dia começou calmo mas acabou mortal.
Durante o dia 14 de abril, o Titanic recebeu diversas mensagens de outras tripulações avisando sobre icebergues ao longo do caminho. Entretanto, por diversas razões, essas mensagens não chegaram.
O capitão Edward J. Smith, sem saber quão séria a situação estava ficando, retirou-se para quarto às 9:20 da noite. O navio estava a toda velocidade.
Colidindo com o iceberg
O fim da tarde estava frio e o céu estava aberto, embora a lua não brilhasse muito fortemente. Isso, adicionando-se ao fato dos vigias não terem acesso a binóculos, fez com que o iceberg só fosse visto quando ele estava literalmente na frente do navio.
Às 11:40 da noite, os vigias acionaram um alarme e usaram um telefone para ligar para a cabine. As ordens dadas foram de virar o máximo para esquerda e rodar o motor para trás. Mas nada disso foi suficiente.
37 minutos após o aviso do iceberg, o lado direito do Titanic colidiu com o gelo. Muitos passageiros, a essa hora, estavam dormindo. E mesmo aqueles que estavam acordados pouco sentiram o choque. O Capitão Smith, entretanto, sabia que algo tinha dado muito errado e voltou à cabine.
O navio havia sido construído para continuar flutuando com até 3 anteparas cheias de água. 6 estavam enchendo cada vez mais rápido. O Titanic iria afundar. O capitão já havia dado ordens para soltar as boias e mandar mensagens a navios próximos
O naufrágio
No começo, ninguém estava entendo a seriedade da situação. A noite estava gelada demais e a embarcação ainda parecia um lugar seguro. Por isso, muitas pessoas não estavam preparadas para entrar nos barcos de emergência quando o primeiro foi solto, às 12:45 da madrugada.
Quanto mais óbvio ficava que o navio iria afundar, mais desesperados ficaram as pessoas. Mulheres e crianças pegaram os barcos primeiramente, embora alguns homens tenham sido autorizados a utilizar o barco.
Infelizmente, o espaço nessas pequenas embarcações não foi bem utilizado. Se os 20 tivessem sido usados sabiamente, 1178 pessoas poderiam ter sido salvas (sendo que apenas metade deste número embarcou).
O último barco de emergência foi solto às 2:05 da madrugada do dia 15 de abril de 1912. Aqueles que permaneceram no barco reagiram de diferentes maneiras. Alguns agarraram objetos e saltaram do navio para tentar flutuar no mar. Outros permaneceram no navio porque estavam presos no interior. A água estava tão fria que quem estivesse dentro dela por mais 2 minutos morreria congelado.
Às 2:18 da madrugada, o Titanic se rompeu na metade e afundou dois minutos após.
O resgate
Embora diversas tripulações houvessem recebido as mensagens do capitão e tenham mudado o curso para ajudar, o primeiro navio que chegou para ajudar acolheu o primeiro sobrevivente às 4:10 da madrugada. Pelas próximas 4 horas, o Carpathia salvou o resto das pessoas.
Uma vez que todos os sobreviventes estavam no barco, o Carpathia seguiu para Nova Iorque, chegando em 18 de abril de 1912, durante a tarde. No total, 705 pessoas se salvaram e 1517 pereceram.
O filme
O clássico Titanic marcou nossa época. Foi o primeiro filme na história do cinema a ultrapassar a barreira do um bilhão de dólares arrecadados apenas nas bilheterias.
Quem nunca viu aquela cena do Jack abraçando a Rose na ponta do navio? É um clássico. O professor-mestre pela Universidade de Uberlândia e pesquisador na área de cinema brasileiro Jailson Dias Carvalho comenta o sucesso do filme no Brasil:
“A forte propaganda no Brasil de filmes americanos e a pré-disposição do brasileiro para se identificar com esse tipo de produção explica o êxito da história no Brasil.”
Carvalho afirma que, em geral, já se conhecia a história do navio antes do filme: “havia uma certa memória coletiva relacionada ao náufragio. Quando o filme saiu, as pessoas foram ao cinema conferir.”
O professor faz uma análise geral do filme: “Titanic é uma tragédia humana, tocante, que mostra o quão sujeitos ainda estamos à natureza, embora nossa tecnologia esteja cada vez mais avançada.”
Fonte: Universia Brasil