A assessoria da Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) confirmou na manhã desta quarta-feira (4) o primeiro caso de raiva animal na cidade depois de 11 anos. Exames realizados pelo Instituto Pasteur apontaram a doença manifestada em um cachorro que foi atropelado na Avenida Mogiana, zona norte da cidade.
O animal pertencia a uma família e precisou ser sacrificado após o acidente pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Pelo menos 14 pessoas que mantinham contato com o cão receberam tratamento de bloqueio, segundo informações da assessoria.
Nesta quinta-feira (5), agentes da Vigilância Epidemiológica visitarão imóveis num raio de até 25 quarteirões do local do acidente. Uma unidade móvel de saúde estará na região para vacinar os moradores. Os animais domésticos também receberão vacina antirrábica.
Campanha
Após dois anos sem vacinação pública, a Prefeitura de Ribeirão Preto realiza uma campanha contra raiva animal até 31 de maio. Segundo a chefe do Controle de Zoonoses, Eliana Colucci, a expectativa é vacinar cerca de 58 mil animais entre cães e gatos em seis pontos diferentes:
Centro de Controle de Zoonoses
Avenida Eduardo Andréa Matarazzo (Via Norte), 4.255
Distrital Leste
Rua Sebastiana Monteiro Faccioli, 30 – Jardim Anhanguera
Distrital Sul
Rua Nabuco de Araújo, 71 – Vila Virgínia
Distrital Oeste
Rua Adalberto Pajuaba, 148 – Sumarezinho
Distrital Central
Rua Santos Dumont, 335 – Vila Tibério
Centro Universitário Moura Lacerda (Hospital Veterinário)
Avenida Oscar de Moura Lacerda, 1520
Centro Universitário Barão de Mauá (Hospital Veterinário)
Avenida Patriarca, 4700
FONTE: G1 EPTV