A Volkswagen do Brasil anunciou recentemente o investimento de aproximadamente R$ 160 milhões, em sociedade com a Pleuston Serviços, na construção de sua segunda PCH (Pequena Central Hidrelétrica), a Monjolinho. A participação da fabricante de automóveis no empreendimento, que tem previsão de inauguração para meados de 2014, será de 51%.
A PCH Monjolinho será construída no rio Sapucaí, entre as cidades de Ipuã e Ituverava, no Estado de São Paulo, a 25 quilômetros de distância da PCH Anhanguera. A segunda PCH da Volkswagen do Brasil terá capacidade instalada de 25,5 MW, com três turbinas. As obras da usina estão previstas para ter início neste ano, com estimativa de gerar 700 empregos diretos e 5.000 indiretos, além de contar com projetos sociais e ambientais. A inauguração está prevista para 2014 e está situada a 25 quilômetros de distância da PCH Anhanguera.
A Fundação Volkswagen atende os municípios de Ipuã e Ituverava, desde 2010, com os projetos ‘Entre na Roda’ e ‘Estudar pra Valer!’, os quais já beneficiaram 2.868 estudantes, 91 educadores e 32 instituições. As duas cidades também receberam doação de 4.400 livros.
A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Anhanguera, da Volkswagen, recebeu Certificado de Emissões Reduzidas (CER) da Organização das Nações Unidas (ONU). O documento atesta que a unidade é uma iniciativa sustentável de geração de energia e garante mais de 162 mil toneladas de créditos de carbono para o período de 10 anos.
Os créditos poderão ser utilizados pela montadora para neutralizar as emissões de CO2 de forma voluntária no Brasil ou em outras unidades do Grupo. Há ainda a possibilidade de negociação no mercado internacional, com a venda para outras companhias.
A usina, também conhecida como Celan (Central Hidrelétrica Anhanguera S.A.) é uma iniciativa da Volkswagen em parceria com a Seband e a Pleuston. Inaugurada em março de 2010, a unidade já permitiu que a montadora aumentasse a utilização de energia renovável de 86% para 93,5% entre janeiro e novembro do ano passado. Com três turbinas, potência instalada de 22,68 MW e geração de aproximadamente 120 milhões de KWh/ano, a PCH Anhanguera tem capacidade para abastecer uma cidade de 50 mil habitantes.
Fonte : Portal Ipuã