O maestro italiano Gian Luigi Zampieri,que em abril assume oficialmente a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, disse ao Jornal da EPTV que pretende valorizar a qualidade individual dos solistas da cidade na temporada 2012.
“Temos músicos de alto nível”, afirmou, em português, o italiano recém-chegado ao Brasil com a esposa, a violinista polonesa Estera Kawula Zampieri. O regente, que faz concertos como convidado no Theatro Pedro II, neste fim de semana, elogiou o trabalho realizado pelo maestro Cláudio Cruz até o final de 2011.
Ele falou da necessidade de respeitar a essência do que foi consolidado nos últimos dez anos em uma das orquestras mais antigas do país. “A expectativa principal é manter uma boa relação com a orquestra, manter a identidade da orquestra”, disse, citando Cruz como “um músico de renome, um violinista famoso, um ótimo regente”.
Carreira internacional
Com passagem por orquestras de diferentes países, Zampieri comentou a emoção de ter sido organista titular da Basílica Di. S. Maria, em Trastevere, na Itália. “Ainda é emocionante quando falo dessa experiência, porque me deu a oportunidade de tocar órgão com o papa João Paulo II”.
Fonte: G1 Ribeirão e Franca