A Prefeitura de Jaboticabal, a Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher e o Senac abriram, oficialmente, a programação comemorativa ao Dia Internacional da Mulher. A palestra “Violência contra a Mulher”, ministrada pela delegada da Polícia de Defesa da Mulher de Jaboticabal, Drª Andréa Fogaça Nogueira, aconteceu nesta quinta-feira (01), no Senac.
“Achamos interessante iniciar a programação discutindo um tema tão atual e importante para nossa sociedade. A Drª Andréa é autoridade no assunto e, com mais de 20 anos de experiência na área, conseguiu envolver e esclarecer as dúvidas do público”, explica o prefeito José Carlos Hori.
O evento reuniu dezenas de homens e mulheres, que discutiram a Lei 11.340/06, conhecida como “Lei Maria da Penha”. Drª Andréa Fogaça Nogueira mostrou detalhes, explicou a aplicação da lei e as medidas preventivas. “Tivemos uma nova resolução no mês passado. A partir de agora a vítima não precisa, necessariamente, denunciar a agressão doméstica. Basta haver uma denúncia de um vizinho, amigo ou parente”, comemora.
Drª Andréa explicou, ainda, que se a vítima não colaborar o processo pode perder força. “Haverá a abertura do inquérito, mas isso não exclui a necessidade das provas. O processo será aberto, mas se a vítima negar a agressão será solicitado novas provas, como testemunhas”, explica. “Sempre trabalhamos com a ‘não-violência’. Além de atender as mulheres vitimadas é importante conversar e mostrar para todos os envolvidos a importância e o valor da família”, completa.
Saúde da Mulher – No dia 05 de março, a partir das 20h, no Senac, acontece a palestra “Quando eu me amo eu me cuido”, com a docente Tânia Jacinto Rodrigues. Na ocasião, serão abordados assuntos referentes à saúde da mulher. Os interessados em participar devem se inscrever pelo telefone (16) 3209-2800.