Pois bem, depois de aproveitar as festas de Natal, ano novo, curtir o sol numa praia e finalizar com o ritmo do carnaval, decreta-se oficialmente que entramos em 2012. E o Brasil de ressaca acorda bem devagar e dá início a seus trabalhos na política, na educação e no comércio. Pronto!! Desperto é hora do brasileiro por a mão na massa e correr atrás do que mais interessa no momento, que é pagar as contas.
Vamos enumerar algumas contas básica, iniciando pelo nosso maior sócio, o governo:
- IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores;
- IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano;
- Matrícula da escola ou da faculdade (geralmente sem desconto algum);
- Material escolar
- Financiamentos (casa ou veículos);
- Contas de água, energia elétrica, tv a cabo, internet, telefone fixo e móvel;
- Cartão de Crédito, com valor alto, pois vem com todos os gastos do passeio (combustível, restaurantes, mercado, lembrancinhas, somado as parcelas das compras anteriores);
- Despesa do supermercado, essa de matar, porque os preços estão por hora da morte;
- E mais algumas contas pessoais.
Tudo isso somado, chega ao valor de no mínimo uns dois meses de serviço ou mais. Mas quem tá preocupado, o dinheiro do décimo terceiro não sei aonde foi parar, o das férias gastou na praia e no carnaval, o que sobra é o pagamento do mês. Aliás, pagamento de qual mês, se praticamente todos estavam de férias entre o meses de janeiro e fevereiro.
Mas como todo bom brasileiro sempre sabe dar um jeitinho nas adversidades, esse é o melhor momento para praticá-lo. A caixinha do correio está entupida de contas, logo começa as ligações e posteriormente as temíveis palmas no portão ou toque no interfone. – Quem é ? – pergunta o morador da casa – Você não ouve um nome e sim uma frase. – Eu vim receber aquela notinha tal …. responde a voz lá de fora. Aí companheiro – o bicho realmente pegou. Só um papagaio (empréstimo rápido) ou entrar no cheque especial com todo o malabarismo até que chegue o próximo fim de ano.
Com o tempo as coisas se resolvem. Criatividade é o que não nos falta. Qualquer coisa apele para o que diz o velho ditado: “O importante é ter saúde, o resto a gente dá um jeito.”
Então é isso aí pessoal, feliz ano novo, boa sorte e muita saúde para trabalhar e saldarem as dívidas.