Natural Ibitiúva (distrito de Pitangueiras), onde nasceu em 22 de fevereiro de 1946, da união do ferroviário Geracy Ferreira dos Santos com Vanda Gomes dos Santos, ambos falecidos. O homenageado veio para Bebedouro ainda jovem. Iniciou seus estudos no Grupo Escolar de Pitangueiras, depois ingressou no Seminário Nossa Senhora do Carmo em Araraquara, onde fez admissão ao ginásio e parte do ginasial, transferindo-se, então, para o Seminário do Verbo Divino em Ponta Grossa (PR), de onde retornou para Pitangueiras e concluiu o 2º grau no Ginásio Orminda Guimarães Cotrim.
Convocado pelo Exército Brasileiro, serviu na tropa de elite do Batalhão da Guarda Presidencial em Brasília (DF). Ao chegar em Bebedouro, matriculou-se na Escola Técnica de Comércio Vicente César, conhecida como “Academia”, onde, além de aluno, foi integrante da tradicional fanfarra. Nessa época, por tratar de um meio de transporte mais barato, viajava diariamente de trem para cursar a escola de contabilidade, que, até então, era a única na região. Após a conclusão do curso, tornou-se professor na própria escola e também na Escola Barão de Mauá, em Bebedouro.
Seu vínculo com Bebedouro se fortalecia à medida em que se envolvia com os problemas e tudo de bom que o município proporcionava e já era uma realidade quando o seu próximo passo foi ingressar na Rádio Bebedouro, com registro em carteira profissional no dia 1º de outubro de 1966.
Morava numa república de estudantes em Bebedouro na ocasião em que já namorava a sua atual esposa e, quando chegou ao noivado, convenceu seus pais e irmão a se transferirem para a cidade. Casou-se com Ana Maria Cardoso no dia 30 de janeiro de 1971, com quem teve quatro filhos (Luisiana, Alessandro, Analu e Luana) e, destes, dois netos (Luiz Roberto dos Santos Neto e Hugo Cardoso dos Santos).
Também trabalhou na Rádio Iguatemi e na Rádio Nova, além de emissoras de Ribeirão Preto, Marília e Araraquara, mas nunca abriu mão de sua residência em Bebedouro. O rádio foi o meio de comunicação que caracterizou o seu trabalho pela prestação de serviços à comunidade mais carente, apoio a entidades filantrópicas e participação efetiva em campanhas de benemerência.
Além de locutor esportivo, passou a desenvolver outras atividades na Rádio Bebedouro e, paralelamente, tornou-se comerciante e professor de matérias contábeis. Ainda na área esportiva, dentre outros cargos, foi presidente do Conselho Deliberativo e da Associação Atlética Internacional em duas gestões; presidente da Junta Disciplinar e da Liga Esportiva Bebedourense; um dos fundadores do Esquadrão RB, equipe de futebol e futsal ligada à Rádio Bebedouro; locutor esportivo por muitos anos na transmissão dos principais eventos esportivos da cidade; presidente por duas gestões da Sociedade Recreativa José do Patrocínio, conquistando o título de bicampeão consecutivo e vice-campeão do carnaval de rua por ocasião do jubileu de prata da agremiação; diretor da Associação dos Empregados no Comércio; diretor da então Guarda Mirim; diretor do Grupo de Escoteiros; diretor da Associação dos Deficientes Físicos; diretor da Associação de Futebol de Salão; diretor do Clube do Engraxate; colaborador de entidades como o Gaib (Grupo Antialcoólico Independente de Bebedouro) e de Associações de Bairro (Jardim De Lúccia, Laranjeiras e São Benedito).
Comunicador experiente, reconhecido e dedicado às causas nobres no município, há alguns anos Luiz Roberto presta importante colaboração nas festas da Unidade (paróquias católicas), das entidades e Direito de Viver (Hospital de Câncer).
Cristão fervoroso, Luiz Roberto é membro da Paróquia de São João Batista, onde faz parte da Pastoral Familiar, da equipe de liturgia e é integrante do Movimento de Cursilhos de Cristandade. Quando nem se utilizava o termo “promoter”, Luiz foi organizador de bailes, festivais, competições, concursos, desfiles, movimentando Bebedouro e até mesmo a região. Por várias vezes, recebeu certificados e troféus por ser escolhido o melhor radialista do ano.
Ingressou na política em 1982 e, por quatro vezes, foi eleito vereador, tendo ocupado os cargos de vice-presidente e de presidente da Câmara, sendo hoje o primeiro suplente da coligação a que pertence. Foi presidente de importantes comissões, líder da bancada e do prefeito, vereador constituinte e orador oficial da Câmara quando da realização na Assembléia Legislativa de São Paulo de sessão solene em homenagem ao centenário de Bebedouro. Nessa tarefa sempre fundamentou as suas iniciativas pela responsabilidade e dever para com a população bebedourense, almejando o que lhe fosse melhor.
De acordo com o autor do decreto, vereador Carlinhos Pica-Pau, Luiz Roberto reside há mais de 45 anos em Bebedouro e, neste período, sempre se destacou como um cidadão intimamente ligado à vida da cidade, participando nesse quase meio século, de um período importante e de progresso no desenvolvimento local. Hoje, na Prefeitura, Luiz Roberto continua desenvolvendo, com carinho, zelo e amor, o que desde jovem passou a nutrir por Bebedouro.