O Hospital de Câncer de Barretos firmou uma parceria inédita com o instituto norte-americano MD Anderson, de Houston, no Texas, referência mundial em pesquisa sobre o câncer.
Com o acordo, será possível realizar intercâmbio de profissionais e pesquisadores entre as instituições, pesquisas clínicas e laboratoriais em conjunto.
“Eles fornecem a passagem para a nossa equipe ir ao Estados Unidos, e eles vão vir para cá também. De seis em seis meses haverá essa aproximação física”, explica o diretor geral do Hospital de Câncer de Barretos, Henrique Prata.
Além do Hospital de Câncer, dois hospitais brasileiros – Albert Einstein, em São Paulo, e Amaral Carvalho, em Jaú – têm acordos de parcerias com o Instituto Anderson. Mas o Hospital de Câncer é a primeira instituição que atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a fechar parceria com o instituto.
Segundo vice-presidente executivo do instituto, Raymond Dubois, a instituição é muito rígida em suas escolhas e a decisão de fazer a parceria com o hospital de Barretos foi unânime entre os cientistas.
A instituição americana pretende investir na área de prevenção e quer contar com a experiência do hospital de Barretos, que é a segunda melhor do mundo nessa área, ficando atrás apenas da Holanda.
Fonte: EPTV