O número de acidentes de trânsito em Franca, de janeiro a junho deste ano, foi de 1.113, sendo que mais da metade envolveram motocicletas. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, no mesmo período, 26 pessoas morreram.
No primeiro semestre de 2010 foram registrados 83 acidentes de trânsito a menos que este ano, totalizando 1.027 ocorrências. O número de mortes também foi menor, com 17 vítimas fatais.
O desrespeito às leis de trânsito e a imprudência são alguns fatores que colaboram com o crescimento nos números de acidentes. De acordo com o capitão da Polícia Militar, Marcus Alexandre de Araújo, os motociclistas ignoram que estão em um veículo mais frágil. “A moto não tem a proteção da carcaça que o carro tem, além disso, verificamos um grande índice de pessoas que consomem bebidas alcoólicas e dirigem”, afirma.
Uma campanha realizada pela prefeitura para diminuir os acidentes de trânsito será intensificada, segundo o diretor do Departamento de Trânsito Sérgio Buranelli. “O índice de ocorrências graves caiu consideravelmente durante a campanha, mas após um mês o problema voltou”, afirma.
Ainda de acordo com o diretor, dos 220 mil veículos que circulam pela cidade, quase 60 mil são motocicletas. Dados do Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca e Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que na cidade foram emplacados 11,6% veículos a mais que 2010.
Fonte: EPTV