Uma criança de 5 anos, adotada por uma família de Hortolândia, foi levada há cinco dias pela mãe biológica, que já não tinha sua guarda legal. A família de Cristiana Maria Ferreira Souza (foto) sempre permitiu que Vanda Pereira de Souza (foto), que sofre de esquizofrenia, fizesse visitas e levasse a menina para o colégio. Ela não voltou com a garota de 5 anos na última quarta-feira (3), que nem chegou a estar na aula no dia.
Um boletim de ocorrência foi registrado na quinta-feira (4) e segundo o delegado do 1º DP de Hortolândia, Fernando Bueno Castro, a polícia trata o caso pelo artigo 249 do código penal, referente à subtração de incapazes, que prevê pena de 2 meses a 2 anos. Cristiana é adotada legalmente desde 2007, quando a família recebeu a guarda provisória.
Guarda permanente
O pai adotivo, o despachante Waldir Tertuliano Rodrigues, conta que a situação sempre foi aberta com a garota, que sabe que Vanda é sua mãe biológica. Vanda, de 38 anos, tem problemas psicológicos e com drogas e é portadora do vírus HIV segundo a família adotiva, que conseguiu a guarda permanente da criança em 2009. Ela chegou a morar em uma casa nos fundos dos pais adotivos de Cristina durante dois anos.
Rodrigues não pretende deixar de permitir que a mãe esteja com a criança. “A gente vai ter que colocar algumas condições a mais”, diz, citando que não permitiria mais visitas sem monitoração, como acontecia.
Hoje família se divide para procurá-la e o pai conta que já circularam por toda região do Campo Grande, em Campinas, rodoviária e Centro. No domingo, o pai adotivo passou o dia na rodoviária do Tietê, em São Paulo.
Sem paradeiro
Segundo a irmã adotiva de Cristina, Tatiane Lima Rodrigues, a família também esteve na casa de parentes de Vanda, que dizem não saber de seu paradeiro. O pai adotivo da menina também conta que uma irmã de Vanda disse que ela acredita estar em estado terminal e por isso quer ficar com Cristina.
Em caso de informações sobre a menina, é possível contactar a família pelos telefones (19) 8136-9780, 9625-1480 ou 3845-4366.
Fonte: EPTV