O Dia dos Namorados será comemorado no próximo domingo, mas para o comércio de Ribeirão Preto a comemoração começou mais cedo. Empresários e comerciantes estão satisfeitos com as vendas, que aumentaram até 50%. Eles apostam em promoções e brindes inusitados para vender ainda mais.
Uma loja especializada em tecnologia oferece aos casais um mini-álbum de scrapbooking personalizado para compras acima de R$500. Já aqueles que comprarem um valor maior, ganham um jantar romântico. Segundo o diretor José Rubens Machado, a promoção disparou as vendas no local. “Subiram mais de 30% em relação ao ano passado no mesmo período. A expectativa é que até o final de semana estejam superiores a 50%. A promoção é uma maneira de atrair consumidores e de gerar envolvimento com a data para os casais”, confirma.
Uma academia de ginástica da cidade também resolveu usar o Dia dos Namorados para aumentar o movimento. Os casais foram convidados nesta quarta-feira (8) para juntos se exercitarem. Segundo a diretora da academia, Rosane Sarkis, o estimulo “esquenta” a relação. “Queríamos unir os benefícios da paixão e da atividade física para que o Dia dos Namorados seja ainda mais romântico”, explicou. Além disso, a academia promoveu sorteio de prêmios e coquetel aos participantes.
Shoppings da cidade também apostaram em brindes e promoções especiais para atrair mais consumidores, oferecendo viagens e Ipads. Em um deles, é possível trocar notas ficais de compras por cupons de sorteios.
A gerente de uma rede de perfumaria, Mirele Martinez, explica que o Dia dos Namorados é uma dada que transborda envolvimento e momentos que devem ser compartilhados. “Criamos promoções exclusivas e disponibilizamos kits com brindes especiais para os namorados, como copos para café, kit fondue e objetos em formato de coração”. Nos 22 pontos de vendas, localizados nas cidades de Ribeirão Preto e Sertãozinho, a expectativa de aumento é de 20%.
Para comemorar a data, restaurantes também criaram cardápios especiais no fim de semana. Em um deles, a decoração será com velas e flores e o cardápio foi elaborado especialmente para a data. A gerente Mirian Paterno explica que o Dia dos Namorados é uma das mais rentáveis do ano. “Estou com 90% das reservas feitas. A data é muito aguardada e sempre lotamos o local”, confirma.
Procon
Os consumidores devem ficar atentos quando o assunto é promoções. O Procon orienta que, antes de adquirir um produto ou um serviço em promoção, é interessante refletir se as vantagens oferecidas atendem as necessidades de quem compra e de quem será presenteado no que diz respeito a preço, quantidade, qualidade, entre outros. A orientação é para todo o material publicitário e o regulamento das promoções devem ser lidos e guardados.
No caso dos restaurantes, é importante que no caso da cobrança do couvert artístico haja informação prévia aos consumidores. Segundo o Procon, a cobrança da taxa de serviço é opção do consumidor. A cobrança de consumação mínima também é ilegal, conforme o Código de Defesa do Consumidor.