Um grupo de adolescentes e crianças tem aterrorizado a população de Igarapava, cidade de 30 mil habitantes, na região de Ribeirão Preto. Os estudantes, todos da EMEF Alfredo Cesário, saíram pela cidade, na sexta (27) e segunda (30) apedrejando imóveis e agredindo pessoas.
As marcas da selvageria ainda podem ser vistas nas vidraças de estabelecimentos comerciais e casas. “Eles saíram quebrando tudo o que viam pela frente, havia inclusive meninas”, relata Wilson Costa Serra, funcionário de um varejão que teve as janelas apedrejadas.
O estudante Gabriel Rodrigues disse que o seu irmão recebeu uma pedrada de um dos alunos.
Segundo a diretora da escola, Silvana Machado Rodrigues, os alunos ficaram revoltados depois que o transporte escolar foi suspenso. “Eles ficaram indignados porque tiveram que voltar a pé para casa e se sentiram no direito de sair quebrando casas e carros e batendo nas pessoas”, afirma.
O gerente da empresa de ônibus responsável pelo transporte dos alunos, Julio Rocha Nogueira informou que a linha de transporte dos alunos da EMEF Alfredo Cesário foi suspensa apenas no período da tarde, quando os estudantes saem da aula, porque os cinco motoristas que fazem o trajeto não querem mais atuar. “Eles me procuraram na sexta-feira, dizendo que não têm condições psicológicas para trabalhar”, diz.
Segundo Nogueira, desde o começo do ano, toda semana, pelo menos um ônibus é vandalizado pelos alunos. Os alvos preferidos são os vidros dos veículos. Desde abril, a empresa já trocou mais de 200 nos cinco ônibus que fazem a linha. Os estudantes também quebram o teto e cortam o estofamento dos assentos com estilete.
A Promotoria entrou no caso e já pediu a internação provisória de 18 alunos na Fundação Casa. Os outros estudantes envolvidos também devem responder pelos atos. “Os pais também podem ser responsabilizados e chamados até a ressarcir os prejuízos”, explicou o promotor Dilson Santiago de Souza.
A secretária municipal de Educação, Rosa Maria Junqueira de Barros, disse que estava decepcionada e afirmou que vai ajudar a Promotoria nas investigações.
A Polícia Militar informou que, desde a semana passada, tem promovido, em parceria com o Conselho Tutelar, palestras na EMEF Alfredo Cesário, sobre comportamento, bullying e gerenciamento de conflitos.
Fonte: EPTV