Quatro adolescentes foram detidos e encaminhados para a Fundação Casa de Ribeirão Preto e um maior de idade foi preso por corrupção de menores, durante protesto contra a proibição da entrada de menores de 18 anos desacompanhados dos pais ou responsável legal na 42ª Festa da Soja, em São Joaquim da Barra. Na manifestação da tarde desta terça-feira (24), em frente ao Fórum, houve tumulto por parte dos jovens, que chegaram a danificar o carro de uma funcionária do órgão.
Os adolescentes carregaram cartazes e protestaram por mais de uma hora contra a portaria baixada esta semana, que permite a presença de menores de idade na festa somente até as 20h. A manifestação teve apoio de alguns pais. “Minha filha não depende de mim, ela tem marido e agora se quiser ir à festa vou ter que acompanhá-la. Vou ser obrigada a ir por causa dela”, disse a manicure Vera Lúcia Ferreira.
A onda de protestos começou na segunda-feira (23), quando adolescentes se aglomeraram em fente ao Fórum e à prefeitura, em tentativa de reverter a posição da Justiça. Alguns representantes foram recebidos pela prefeita Maria Helena Borges Vannuchi (PT), mas segundo a assessoria de imprensa, o Executivo não alterou a proibição devido a decisão judicial.
De acordo com o juiz da Infância e Juventude, Alexandre Semedo de Oliveira, a proibição será mantida sem possibilidade de ser revertida. “A festa acontece em horário desapropriado para menores, existe a venda de bebidas alcoólicas, entre outros fatores que contrariam a lei municipal, onde menores não podem andar sozinhos pelas ruas da cidade, após as 22h. Para o próximo ano, uma nova discussão será realizada”, afirma.
A lei municipal, conhecida como “toque de recolher” entrou em vigor na cidade em 22 de fevereiro do ano passado e proíbe a permanência de menores de idade nas ruas sem a presença dos pais ou responsáveis, com exceção quando estiverem retomando da escola, cursos e situações semelhantes.
Fonte: EPTV.com