Com certeza você já ouviu falar dos diferentes tipos de pisos existentes hoje em dia no mercado, mas você tem conhecimento das diversas diferenças entre eles? Por mais parecidos que sejam, os pisos se diferem em muitos aspectos, desde em sua composição, resistência e funcionalidade, e realmente não existe um piso melhor ou pior, e sim o que é mais adequado para a necessidade de cada usuário. Nesse artigo vou comentar os diferentes tipos e as principais diferenças entre eles.
Quando se procura uma sensação de abrigo e até mesmo uma melhor estética, o piso de madeira é o queridinho, pois além de ser um revestimento de primeira linha, agrega muito valor ao imóvel, pois nunca uma peça será igual a outra. Esse material pode ser utilizado com acabamento fosco, acetinado ou brilhante, proporcionando conforto térmico e acústico além de serem fáceis de limpar. Contudo, há riscos de riscar se forem arrastados móveis em cima, e contato com água podem fazê-los empenar, além de seu custo médio por metro quadrado para instalar ser mais alto.
Os pisos laminados por sua vez são mais baratos que a madeira natural e podem ser aplicados em cima de vários revestimentos. Tem fácil instalação e um ótimo custo-benefício comparados a outros pisos, possui excelente durabilidade e resistência e esse material pode ser encontrado nas mais variadas texturas de reprodução da madeira. Também é fácil de limpar, apenas um pano úmido e depois um seco já faz a limpeza e também possui isolamento térmico por ser instalado sobre uma manta. Entretanto, não deve ser instalado em áreas molhadas, pois pode sofrer deformidades devido ao sol e também por não possui resistência à umidade.
Temos também os pisos vinílicos, são feitos de PVC e são de rápida instalação. São pisos que devem ser aplicados somente se a base estiver perfeitamente lisa, impermeabilizada e seca. Eles vêm da produção em diferentes dimensões, cores e texturas e são muito práticos de serem instalados. É um material antialérgico e não forma manchas, muito durável e resistente, não provoca ruídos ao andar, proporcionando uma grande economia para a obra, além de ser de fácil limpeza. Também não é recomendado para áreas molhadas e áreas externas.
Temos ainda o porcelanato, elegante, na moda, super resistente e possui uma vasta variedade em tonalidades, não é à toa que é uma das opções mais procuradas no mercado atualmente. Esse material possui características funcionais para áreas externas e também internas, se destacando pela sua alta durabilidade. As opções de porcelanato se baseiam em Técnico, Polido e Acetinado.
O técnico são porcelanato que não recebem nenhum tipo de esmalte em sua superfície externa, tem coloração uniforme e é indicado para locais com alta circulação de pessoas pois mantém sua aparência inicial mesmo com toda a circulação diária de pessoas. O polido é aquele tipo de porcelanato que possui o alto brilho, e é indicado somente para áreas secas pois é mais escorregadio. O acetinado é o tipo mais comum pois tem menor teor de brilho e tem uma resistência superior, especialmente com manchas e riscos e pode ser utilizado em qualquer ambiente. Embora o preço do porcelanato seja mais elevado, ele oferece um ótimo custo-benefício que vale muito a pena.
Dentre todos esses tipos de pisos e suas diferenças é importante fazer a escolha do material ideal para seu ambiente, portanto, na hora de comprar, escolha materiais com consciência e de qualidade e tenha sempre em vista um profissional especializado como uma arquiteta para indicar as melhores opções, assim seu espaço ficará sempre lindo.