Já comentei aqui várias vezes sobre o que são e os maravilhosos benefícios do investimento de instalar painéis fotovoltaicos em sua residência ou empreendimento. Contudo, um dos assuntos que não foi ainda mencionado e nem explicado como funciona é o sistema fotovoltaico conectado na rede com back-up de baterias para a energia solar. Este é um dos sistemas mais requisitados pelos usuários e vou comentar um pouco sobre esse assunto aqui nesse artigo.
Esse sistema é exatamente igual ao sistema tradicional que é conectado à rede, e a única diferença é que este utiliza de um banco de baterias para quando houver pouca ou faltar energia na sua residência ou empreendimento, ou seja, quando acaba a energia da distribuidora. Enquanto temos energia fornecida pela distribuidora, utilizamos a energia fornecida por ela, contudo, quando ocorre a infortuno de faltar luz em nossa rua ou mesmo quando há pouca geração, esse sistema fotovoltaico com back-up de baterias se isola de maneira automática da rede elétrica, fazendo assim com que sua residência tenha energia por uma quantidade determinada de horas, essas horas varia de acordo com o tamanho do seu banco de baterias. Confira o esquema da imagem abaixo:
Essa imagem mostra que a energia é produzida pela luz do sol nos painéis solares (1), o controlador de carga carrega a bateria (2), assim a energia produzida nos painéis é armazenada na bateria (3), desta forma a energia da bateria é transformada em 110/220v pelo inversor solar (4), sendo assim distribuída para toda a casa pelo quadro de luz (5).
A quantidade de horas que vai durar o back-up de baterias vai depender da quantidade de baterias que você possui e também do montante de energia que você consumir. Geralmente o banco de baterias vai alimentar somente o necessário, equipamentos como geladeira, freezer, computador, e modem de internet.
Mas e o custo desse investimento? Vai depender da potência do sistema (tamanho) e da quantidade de baterias que desejar, com isso, custará em média de 30 a 50% a mais que o sistema fotovoltaico comum. Quanto maior o número de baterias maior será seu investimento inicial. O custo de manutenção também é um pouco maior que o comum, que varia de acordo com o tipo de bateria que for utilizar. Tudo depende da perspectiva, comprando uma bateria mais barata, o tempo de troca será menor, consequentemente vai encarecer a manutenção, comprando uma bateria melhor, durando em média 10 anos por exemplo, o custo será menor, porém o investimento inicial será maior comprando baterias de maior qualidade, para que as baterias durem mais.
Para quem já possui um sistema fotovoltaico em sua residência e quer migrar para um sistema com back-up de baterias será necessário comprar todo o sistema novamente, ou seja, não há a possibilidade de aderir somente as baterias. Porque? Esses sistemas de baterias funcionam com um inversor híbrido, e esse produto só chegou ao mercado recentemente, portanto a maioria das pessoas que possuem um sistema fotovoltaico não possui o inversor híbrido. Há em vista uma nova bateria, que não precise reinstalar todo o sistema fotovoltaico, tornando uma opção para quem já tem esse sistema instalado, porém ainda não é existente no mercado. E para quem está pensando em investir nas placas solares vale a pena investir no inversor híbrido caso necessite adicionar baterias ao seu sistema futuramente.
Existe seus prós e contras, uma desvantagem é o seu custo ser maior que o sistema comum por ter que adicionar baterias no orçamento. Contudo, a maior vantagem desse investimento é que quando acaba a energia em sua casa ou empresa, ainda poderá desfrutar da energia acumulada pela bateria, tendo um tempo maior de energia, ou então caso a rede ficar somente algum tempo sem energia seria como se não tivesse faltado energia em sua residência. A empresa Hellius Energia Solar garante a excelência desse tipo de serviço, com mão de obra especializada, qualidade nos materiais e o melhor custo-benefício da região. Entre em contato e solicite um orçamento.