Não é de hoje que as fachadas de vidro são extremamente apreciadas pelo público, seja em fachadas de casas ou edifícios corporativos, ela são imponentes e dificilmente passam despercebidas, sendo que as edificações com fachadas envidraçadas são pontos de referência e exemplos de projetos singulares, com arquitetura sustentável que nos remete a uma estética agradável e muito funcional.
É uma excelente escolha para manter a interação de interior com o exterior do edifício ou da residência, trazendo maior luminosidade ao ambiente interno e consequentemente diminuindo os gastos com energia elétrica, que pode ser oferecido pelo vidro laminado por exemplo. Muitas pessoas tem o receio de se utilizar esse material em fachadas por conta do aquecimento do ambiente proveniente da radiação solar, contudo hoje existem vidros que auxiliam nesse problema e garantem um maior conforto, desta forma, sendo mais viável que o vidro comum.
De qualquer forma, seja qual for vidro a ser utilizado no projeto, tais como vidro temperado, laminado ou multilaminado, a proteção solar sempre remete elegância e modernidade, além de uma boa luminosidade sem deixar a desejar na segurança e no isolamento térmico e acústico. Deste modo, o envidraçamento da fachada pode contribuir de maneira significativa, pois é possível atribuir ao vidro particularidades arrojadas que trazem funcionalidade às fachadas, promovem o uso racional de recursos naturais contribuindo para o meio ambiente.
Sendo assim, existem os vidros ideais indicados para as fachadas, e é importante saber quais são a fim de extrair o máximo de suas vantagens. Em primeiro lugar existe o vidro laminado e/ou temperado, são vidros de segurança mais populares no universo da arquitetura indicados para compor fachadas. Também são os mais utilizados, por que a película que existe no interior da chapa mantém os estilhaços de vidro presos a ela, garantindo também que a estrutura continue fechada.
O vidro temperado deve ser composto com laminação quando se é utilizado nas fachadas, pois esse tipo de vidro sem a laminação se estilhaça por completo, assim se torna inseguro. Desta forma, a laminação evita que os estilhaços se espalhem por vários e vários metros de altura.
Existem também os vidros autolimpantes, o que é uma alternativa bastante viável em vista que a maioria das fachadas de vidro oferecem difícil acesso para a limpeza, por serem altas, assim esse tipo de vidro dispensa a manutenção frequente. Os raios de sol decompõem a poeira que se encontra presente nesse tipo vidro, bastando uma boa chuva para que o vidro se limpe por completo.
Os vidros de controle solar também são perfeitos para fachadas pois protege do sol, oferece conforto térmico (com o bem-estar do indivíduo e redução de gastos com energia elétrica), amplifica a luminosidade do ambiente por conta que reduz a passagem dos raios de sol para dentro do ambiente graças a uma camada especial sobreposta na superfície do vidro.
Outro tipo de vidro é o vidro duplo, também conhecido como vidros insulados, permitem a utilização de duas ou mais placas de vidro na mesma fachada, e também evita a entrada de poeira no ambiente. Deste modo, é possível combinar com exclusividade vários tipos de vidros que são indicados para as fachadas, criando elementos eficazes capaz de proporcionar conforto térmico, isolamento acústico, efeitos espelhados, baixa emissividade e fachadas autolimpantes.
Projetos inovadores saem do papel diariamente, e é de suma importância contar com uma arquiteta qualificada para desenvolver seu projeto. Apesar de alguns vidros apresentar um custo maior que o vidro comum, esse tipo de investimento oferece retorno financeiro em poucos anos, e a Center Box é capaz oferecer para você o melhor material com mão de obra qualificada e especializada. Entre em contato e solicite um orçamento.