Já foi dito aqui os inúmeros benefícios de se investir no sistema de energia solar, que é uma fonte de energia renovável e limpa advinda da luz e do calor que são emitidos pelo sol, e proporciona diversas vantagens para o cliente em questão de economia. Mas você sabia que a instalação desse sistema também pode proporcionar uma série de benefícios para o meio ambiente?
Esse último tornou-se prioridade em diversos países do mundo após a criação da agenda ambiental, que é um programa existente a mais de 20 anos, criado pelo ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem como objetivo promover e incentivar instituições públicas a adotares e implantarem ações na área de responsabilidade socioambientais nas suas atividades internas e externas.
As fontes de energia são muito importantes para o desenvolvimento da humanidade, como a matéria prima que movem os automóveis, indústrias, lâmpadas e até a fabricação de produtos, é de suma importância que haja descobertas e novas tecnologias nessa área, devido aos impactos ambientais causados por essas fontes de energia. Atualmente há uma busca constante para a expansão de uso de fontes renováveis e sustentáveis provenientes de matérias-primas infinitas, como o sol por exemplo (energia solar infinita).
Combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás natural são encontrados na natureza, porém não são renováveis e causam imenso impacto ambiental considerando que demoram milhares de anos para se renovar. As usinas nucleares produzem combustíveis muito perigosos, produzindo materiais radioativos, com riscos de explosão, além de contaminar o solo e atmosfera por vários anos. A energia hidráulica apesar de considerada uma fonte renovável e limpa por não produzir gases, pode destruir ecossistemas em sua volta e deslocar populações de seu local de moradia, por promover grande expansão de águas para sua construção, alterando até o clima em sua volta tornando-se mais quente e úmido.
Em vista disso, a energia solar é muito efetiva quanto à redução do impacto ambiental, pois não produz e não lança para a atmosfera gases poluentes como o dióxido de enxofre e o dióxido de carbono, como acontece com os combustíveis fósseis. Desta forma ela é considerada uma fonte de energia limpa. Uma vez que instalado um sistema fotovoltaico em uma residência, este pode salvar cerca de 1200kg de gás carbônico por ano, representando cerca de 30 toneladas ao longo da vida.
A geração de eletricidade através da energia solar, são necessários muitas vezes, vários painéis fotovoltaicos e quanto ao impacto ambiental que esse sistema causa, geralmente está relacionado à fabricação e a reciclagem desses materiais utilizados. Apesar disso, trata-se de uma ótima alternativa para as empresas, residências e indústrias, pois os danos causados pelas fontes de energia mais comum, mencionado anteriormente, evidencia que há prioridade na procura pelas fontes renováveis e incentivos para aproveitá-las cada vez mais e mais.
Assim, realizar essa substituição vai ajudar a reduzir as emissões CO2 no meio ambiente e consequentemente combater o fenômeno das mudanças climáticas, pois a energia solar fotovoltaica é obtida através de uma fonte limpa e abundante. Desta forma, há uma considerável redução dos impactos ambientais durante o processo utilizando a tecnologia solar fotovoltaica para gerar energia.
A Hellius Energia Solar pode proporcionar para você autonomia, economia de até 95% em sua conta de luz, valorização imediata do seu imóvel com um investimento de rápido retorno financeiro, garante também uma energia limpa com mão de obra especializada e o melhor custo benefício. Entre em contato e solicite um orçamento!