Bruxismo é um dos subtipos de distúrbio do sono. Caracterizado por hábito para-funcional que leva o paciente a ranger os dentes de forma rítmica durante o sono.
A forma diurna, é caracterizada por uma atividade semi-voluntária da mandíbula de apertar os dentes, onde geralmente o ranger dos dentes está ligado a algum hábito ou tique.
O diagnóstico geralmente é feito depois de surgirem algumas complicações como desgastes nos dentes, dores na musculatura mastigatória, estalidos nas articulações, perdas ósseas na mandíbula e maxilar, travamento das articulações temporo-mandibulares, dores de cabeça, zumbido no ouvido, dores na mandíbula, pescoço e músculos faciais, e alterações no sono e, até mesmo relato de pessoa do convívio diário.
O Bruxismo tem ligação com situações de tensão, ansiedade, estresse, fatores genéticos e até com problemas de oclusão ou fechamento inadequado da boca, e afeta pessoas de todas as idades e sexo indistintamente.
O primeiro passo para o tratamento é reconhecer o problema. Envolverá conhecimento de uma equipe multidisciplinar nas áreas: odontológica, médica, de fisioterapia, e psicologia… A terapia mais empregada atualmente para o alívio dos sinais e sintomas associados ao bruxismo e realizada em consultórios odontológicos, é a utilização de placas inter-oclusais. Essas placas reduzem a atividade dos músculos durante a noite e protegem os dentes dos desgastes provocados pelo hábito.
Caso você ou algum familiar apresente alguns dos sinais e sintomas acima descritos, podemos te ajudar: (16) 3818-0069 ou via WhatsApp: bit.ly/2CVnnVE
Ortho Fisio
Rua Rio de Janeiro, 221 – Centro – São Joaquim da Barra – SP