Quando se pensa em trabalhos com gesso e tudo que engloba o universo da decoração de ambientes, a sanca de gesso é um grande aliado principalmente na hora de desenvolver aquele projeto top de iluminação, seja em residências, salas comerciais, empresas entre outros. É muito difícil hoje em dia alguém não saber o que é uma sanca, mas basicamente são molduras de gesso que cercam o teto que traz sofisticação e modernidade ao ambiente.
Entre a parede e o teto é realizado um acabamento com o material de gesso, que podem ser utilizados em inúmeros lugares, e em conjunto atua de uma maneira maravilhosa com a iluminação. Desta forma leva aconchego ao ambiente e as possibilidades de embutir luminárias, brincar com modelos diferentes como trilhos e spots, fazer rasgos de luz, instalar pendentes em qualquer lugar são vantagens que o gesso pode proporcionar ao usuário, assim arquitetos e designer de interiores desenvolvem projetos personalizados conforme espaço e gosto particular de cada cliente.
O gesso tem ainda a vantagem de conseguir uniformizar estruturas aparentes, caso haja imperfeições de parede e vigas aparentes estas ficam ocultas com a aplicação do teto de gesso. Ainda, outra possibilidade é a passagem de fiação de encanamentos para uma outra área da casa, isso é muito comum acontecer em reformas, como quando ocorre com redes de TV a cabo ou tubulação de ar condicionado. Essas passagens elétricas e hidráulicas são possíveis serem escondidas através do teto de gesso sem precisar quebrar pisos ou paredes.
Com um bom projeto de iluminação desenvolvido por um profissional qualificado as possiblidades criativas com o gesso são inúmeras, sendo possível desenvolver projetos juntos ao layout dos mobiliários, principalmente quando esses mobiliários são planejados. No ramo da decoração as alternativas também são vastas, sendo possível criar diferentes níveis no teto, rebaixar partes, fazer partes curvadas e restante com aspecto liso, ainda dá para criar molduras, acabamentos e muito mais. Logo abaixo alguns tipos de sanca.
Algumas tendências para 2020 são a sanca aberta, que tem um acabamento na lateral e deixa um espaço aberto da parte central. Esse modelo permite uma iluminação indireta com uso de luminárias embutidas. Depois temos a sanca fechada, esta não possui um tipo de abertura como o próprio nome já diz, portanto, a iluminação só é feita diretamente através de ponto de luz como por exemplo os spots. Também temos a sanca invertida, esta particularmente é um modelo que mais gosto, e também é um modelo que se está mais usando atualmente. Tem características semelhantes com a sanca aberta, porém a diferença é que a abertura é invertida e se dá em direção as paredes ou janelas. Abaixo exemplo de sanca aberta, fechada e invertida respectivamente.
Além dessas sancas existem os rasgos de gesso que é um recurso de iluminação muito usado que deixa um efeito maravilhoso. Consiste basicamente em uma abertura no gesso, geralmente com largura e profundida de 15cm e o comprimento é variável, formando um desenho no teto. O interessante desse elemento é que resulta em uma luz indireta extremamente agradável, podendo ter controle de intensidade de acordo com a lâmpada escolhida que varia entre lâmpadas fluorescentes, cordão de luz ou fita de Led dependendo do efeito que é desejado. Abaixo uma imagem de exemplo de rasgo de luz no gesso.
Todos esses tipos de sancas e trabalhos em gesso em geral devem antes ser projetados por profissionais capacitados como um arquiteto e assim executados por profissionais especializados, e o pessoal da Gesso Brasil oferece todos e o melhor serviço em gesso e revestimento da região.