O palco do Centro Cultural Santa Rita ficou pequeno na noite da última terça-feira (6) para três grandes apresentações. Sete alunos encerram a oficina “Palhaço e Seus Ridículos” e deram um show de criatividade na apresentação final, com todas as cenas improvisadas.
Chinelos se transformaram em controles de videogame sem fio; sacola plástica em peruca; e boné em celular. Imaginação, criação e diversão não faltaram para essa turma, que até surpreendeu um dos professores. De tanto gargalhar, ele se desequilibrou e caiu da cadeira.
Em um trabalho em equipe, as crianças e adolescentes também confeccionaram um par de sapatos número 306. Para pintar um retrato, na falta de câmera fotográfica, o cliente fez diversas poses: “egípcia” da serpente, cantora “Shakira” e “La Casa de Papel” (coreografia do funk Só Quer Vrau).
Durante cinco encontros, sempre às terças-feiras, os alunos desenvolveram dinâmicas, jogos teatrais e técnicos. O objetivo das atividades era de resgatar o palhaço existente no íntimo de cada participante, não como personagens estereotipados, mas sim como estado de espírito.
A oficina foi ministrada pelos atores e professores Ademir Apparício Júnior e Renan Eichel, da Cia de Teatro Fantoccini, de Ribeirão Preto. A ação foi promovida gratuitamente pela Prefeitura, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, Poiesis Organização Social de Cultura e Oficinas Culturais do Estado.
➡ Fase de autoconhecimento
Para o ator e professor Ademir, os alunos estão numa fase de autoconhecimento, “de querer fazer isso ou aquilo”. Segundo ele, esse período é importante para que os adolescentes sejam sinceros e possam descobrir os seus verdadeiros desejos e vocações.
“O palhaço é uma lupa que a gente coloca sobre o ser humano para você [como ator] se autoconhecer. O palhaço não é essa coisa, ‘ah, vou colocar o nariz vermelho e sair fazendo a gracinha’. Não”, afirma.
Essa arte de fazer os outros sorrirem “é uma pesquisa mais aprofundada de quem é você. E você tem que ter muita coragem para se aventurar no universo do palhaço, porque o ridículo às vezes é isso: o que você que esconder”, completa.
O prefeito Dr. Edmar Gomiero e o coordenador de Cultura e Turismo, Rogério de Arcangelo Ramos, agradecem aos professores pelo excelente trabalho e aos alunos pela participação na oficina. A Administração tem se esforçado em buscar atividades variadas, voltadas às crianças, jovens, adultos e Melhor Idade.
➡ Mais atividades artísticas
As atividades artísticas continuarão com o mestre Paulão. Às terças-feiras e sábados serão oferecidas aulas de teatro e às segundas e sextas-feiras de capoeira, no Centro Cultural Santa Rita, das 18h30 às 20h30. Em breve, serão divulgadas a data de início dessas atividades