Cervejaria Colorado mobiliza restaurantes e mercados de Ribeirão para divulgar a campanha “O Sabor É Cego”

A Cervejaria Colorado, que há 20 anos, mantém seu propósito de utilizar ingredientes brasileiros em suas cervejas, começa seu maior e mais colaborativo movimento, “O Sabor É Cego”. E para apresentar o movimento para a sua cidade natal, a Colorado realiza diversas ações em Ribeirão Preto com o objetivo de despertar as pessoas para a questão da biodiversidade de frutas do país e que não importa a aparência, todas elas são essenciais para o consumo humano em suas diversas formas, seja in natura, seja em receitas ou até mesmo como ingrediente fundamental na produção de cervejas.

A partir da quarta-feira, 07 de junho, até dia 19, data de aniversário de Ribeirão Preto, a Colorado disponibilizará gôndolas nas três unidades do Cenourão (Avenida Portugal, Rua Henrique Dumont e Rua Bonfim Paulista) com frutas incomuns, não conhecidas do grande público, mas tipicamente brasileiras, para degustação.

Outra atividade promovida pela Cervejaria ocorrerá no Mercadão nos dias 5, 9, 10, 11, 16, 17 e 18 de junho. A Colorado estará com uma banca montada no centro do novo Mercadão, expondo para degustação e compra espécies de frutas nativas exóticas e fora dos padrões estéticos, como Mangustin, Atemoya, Pitaya, entre outras.

A terceira e maior ação reunirá 19 dos principais bares e restaurantes da cidade. Em cada estabelecimento, o cliente encontrará três opções de pratos devidamente harmonizados com a linha de cervejas frutadas da Colorado. Na compra do combo, os participantes ainda receberão desconto de 10% a 20%, variando de acordo com o estabelecimento. A Academia do Chope, o Alameda 79, o Américos, o Arpoador, o Ateliê da Pizza, o Boteco Mercadão, a Cachaçaria 1 e 2, a Casa Mediterrânea, a Cervejarium, o Chope Time, o Divina Comedia, o Dr. Lingüiça 1 e 2, o  Empório Multmix, o Manes, a Maria Pimenta, o Paddock e o Sprint Bar são integrantes da campanha.

Sobre o Sabor É Cego:

“O Sabor é Cego” é a maior e mais colaborativa ação da Cervejaria Colorado, e provoca as pessoas a valorizarem a biodiversidade e ingredientes brasileiros. Para lançar sua campanha, a marca realizou um experimento social, no Armazém da Vila, em São Paulo. Uma pesquisa de consumo, feita pelo Instituto Qualibest, respondida por mais de 800 pessoas em âmbito nacional, apontou que:

– O consumo de frutas no Brasil aparece como um hábito diário na vida da população (98%), que costuma comprá-las em supermercados/hipermercado.

– A qualidade das frutas aparece como principal fator de compra e está relacionada a aparência (59%), seguido pelo preço.

A partir de 12 de junho, a campanha estreia nas redes sociais da marca, com um filme manifesto no Facebook, Youtube e Instagram. O conteúdo será desenvolvido nas redes sociais durante os três meses seguintes, utilizando diversos formatos, como post tradicional, Instagram Stories e Canvas.

De onde vêm as frutas usadas nas Cervejas Colorado?

As frutas usadas pela Colorado, são todas fornecidas pelo Sítio do Bello, que cultiva frutas típicas do Brasil que não estejam disponíveis no mercado atualmente. A propriedade é localizada em Paraíbuna, interior de São Paulo e as vezes, respeitando a localidade mais favorável ao plantio, contam com parceiros. No Sítio do Bello, além de encontrar uvaia, grumixama, feijoa, araçá, baru, jenipapo, biribá, cambuci, cambucá, gabiroba, cereja-do-rio-grande, jaracatiá, pitanga e outras, nenhuma fruta é desperdiçada: o que não pode ser aproveitado in natura vira polpa e pode ser aproveitado de inúmeras maneiras.

Benfeitoria Colorado “O Sabor é Cego”

Outra iniciativa que acompanha a ação é uma plataforma de crowfunding, no site Benfeitoria, e que vai apoiar três projetos que usam frutas. São eles:

  • Maria Preta Jabuticaba (Campinas): Em uma fazenda centenária no interior de São Paulo, a família cultiva jabuticaba orgânica e produz geleias e compotas. Recentemente também  desenvolveu um método inovador de processar a fruta em pó produzindo um macarrão de jabuticaba rico em antioxidantes, batizado de Jabutipasta.
  • Clube de Mães Maria de Nazaré (Amazônia): O maior desafio da Amazônia é manter a floresta em pé e existe uma população responsável por isso. Na comunidade de São Sebastião, o Clube cultiva frutas em seus quintais e faz doces de frutas típicas da região paragerar renda e investir na saúde e educação de suas famílias. Contam com o apoio do IPE, Instituto de Pesquisas Ecológicas, que há 30 anos desenvolve projetos para conservação da biodiversidade.
  • Manacá Orgânicos (Rio de Janeiro): produtores e distribuidores de produtos orgânicos desde 2011. Utilizam a desidratação de alimentos in natura para reduzir o desperdício de frutas e verduras, entregando alimentos de excelente qualidade, como snacks Crakers e a Nana Nuts, com validade estendida e múltiplas possibilidades de uso.

Os projetos serão abertos para financiamento coletivo usando a mecânica de o Matchfunding das doações, ou seja, para cada quantia arrecadada pelo projeto por meio do site www.benfeitoria.com.br/cervejariacolorado,  a Colorado doará o mesmo valor. Esta é uma forma da marca contribuir para a valorização da biodiversidade dos ingredientes brasileiros e para a redução do desperdício.

Conheça as novas cervejas frutadas da Colorado

Nassau: Recife, 1600. Percebendo a importância do caju, Maurício de Nassau estabelece uma multa de 100 florins para quem derrubar um cajueiro. Ribeirão Preto, 2016. Percebendo que uma White IPA poderia muito bem ter um toque brasileiro, a Colorado lança a Nassau. A combinação de uma IPA com os maltes de trigo e o nosso caju. Cerveja clara e não filtrada, sabor marcante com amargor presente na medida.

Teor alcoolico 5,8%vol

Eugênia: A Colorado, acredita que coisas boas podem vir da união de duas partes distintas, quase opostas. Por isso buscamos a Uvaia para fazer a nossa Session IPA, uma fruta delicada por fora, mas que carrega uma marcante acidez por dentro. Desta mistura surgiu a Eugênia, nome científico da Uvaia.

Teor alcoólico: 4,50%

Murica: Apaixonados pela miscigenação brasileira, casamos a maciez da Cream Ale com o agridoce da graviola, fruta que nasceu no Caribe e cresce no Brasil há mais de 500 anos. Tanto, que já tem até apelido: araticum, coração-de-rainha ou jaca-do-pará, mas o nome de batismo mesmo é Annona muricata. Assim nasceu a Murica, mais um fruto de nossa intimidade com o Brasil.

Teor alcoólico 4,7%vol

Rosália: Amora-do-mato, cereja-do-rio-grande e grumixama. Nativas da Mata Atlântica, assim como a inspiração para Rosália, que veio do nome científico de um dos apreciadores naturais desse trio: o mico-leão-dourado, ou Leontopithecus rosalia. De galho em galho, ele passa pela mata em busca das mais deliciosas frutas vermelhas brasileiras. Surgiu, assim, uma fruit beer ácida e com leve dulçor frutado.

Teor alcoólico: 4,50%

*Fonte: Pesquisa Qualibest

** Fonte: Embrapa

Sobre a Cervejaria Colorado

Desde sua fundação, em 1996, a Cervejaria Colorado vem misturando os mais legítimos sabores brasileiros. O malte e o lúpulo rigorosamente selecionados são combinados com ingredientes especiais, escolhidos a dedo, como café, rapadura, mandioca e mel, formando sabores inusitados e mundialmente brasileiros. Junto com tudo isso, adicionamos uma boa dose de ousadia, originalidade, colaboração e tradição da cerveja artesanal. Tudo isso faz dos rótulos da Cervejaria Colorado premiados no mundo inteiro.

A receita do sucesso é não ter receita pronta. É acreditar nos sabores e na identidade brasileira para produzir cervejas interessantes, emocionantes e deliciosas como o Brasil.