O Papa Bento XVI vai renunciar a seu pontificado em 28 de fevereiro.
Bento XVI anunciou a renúncia pessoalmente, falando em latim, durante o consistório para a canonização de dois mártires.
O Vaticano confirmou a notícia e afirmou que o papado vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido.
Em comunicado, Bento XVI, que tem 85 anos, afirmou que vai deixar a chefia da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avançada, por “não ter mais forças” para exercer o cargo.
“Por essa razão, e bem consciente da seriedade desse ato, com total liberdade declaro que renunciou ao ministério como Bispo de Roma, sucessor de São Pedro”, disse Joseph Ratzinger, segundo comunicado do Vaticano.
![O papa Bento XVI durante a audiência semanal desta quarta-feira (16) (Foto: AFP) O papa Bento XVI durante a audiência semanal desta quarta-feira (16) (Foto: AFP)](https://i0.wp.com/s2.glbimg.com/qiqN2spW9DIyZYFyBLZSF6wiVwmfXz6y_Y_r04APfKZIoz-HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2013/01/19/1_8.jpg?resize=620%2C416&quality=90&strip=all)
Sucessor de João Paulo II, Bento XVI havia assumido o papado em 19 de abril de 2005.
A chanceler da Alemanha, país natal do Papa, Angela Merkel, disse que está “emocionada” com a decisão e que vai se pronunciar mais tarde.
Fonte: G1