No início da noite desta segunda, dia 4, a secretária municipal de saúde, Naima Kahtib, reuniu-se com os médicos da rede municipal para estabelecer um novo plano de ação em relação aos muitos casos de dengue que continuam aparecendo no município. ” As Unidades Básicas de Saúde já vem realizando o atendimento às pessoas que apresentam sintomas da doença, a orientação é intensificar esse atendimento, com o objetivo de desafogar o Pronto Socorro. No final de semana do carnaval vamos montar um plantão de atendimento no Postão, para não deixar de atender”, disse a secretária de saúde.
Ainda segundo Naima, o Postão, localizado em frente a Praça Nove de Julho, na avenida 23, foi o local escolhido para o plantão pois está a 50 metros do Terminal de Integração dos Ônibus Urbanos e a menos de 200 metros do Pronto Socorro da Santa Casa, o único da cidade, e que nesta época tem uma demanda própria bem grande em decorrência dos abusos no Carvanal.
De acordo com dados divulgados ontem pela Secretaria de Saúde, já foram confirmados 480 casos positivos de dengue na cidade. Desde janeiro, foram notificados 1507 casos da doença, sendo apenas 40 negativos. Estão sendo analisados ainda cerca de 980 exames, cujos resultados deverão ser conhecidos nos próximos dias.
“Estamos vivendo uma epidemia e não podemos descuidar em tempo algum, muito menos nos feriados, pois a Dengue é um problema sério de saúde pública”, disse o prefeito Guilherme Ávila sobre a ação montada para o feriado.
Exames Sorológicos são suspensos
A constatação da epidemia e declaração de estado de emergência no município levou a Secretaria Municipal de Saúde a, a partir do dia 11, suspender os exames sorológicos para confirmação da doença. A decisão foi tomada seguindo orientações da nota técnica federal de março de 2010 – “Orientações para realização de exames laboratoriais de Dengue do IAL São Paulo – do Centro de Vigilância Epidemiológica LVE. A partir desta data as confirmações serão por critério clínico epidemiológico, mas nos casos de pacientes com suspeita de dengue hemorrágica, e dos que tiverem que passar por internação, os exames continuarão sendo realizados. A orientação da Secretaria é que as pessoas continuem procurando as Unidades Básicas, ou o Postão, para notificar os casos e receber os cuidados médicos.
Fonte: Prefeitura de Barretos