A polícia britânica conseguiu descobrir por meio do pólen e da matéria vegetal encontrada no corpo de um menino morto em 1984 que a criança foi assassinada por seu tio.
Chistopher Laverack foi encontrado morto em março de 1984, dois dias após ter desaparecido da casa de sua irmã, na cidade britânica de Hull.
Os policiais do condado de Humberside conseguiram identificar o assassino como sendo Melvyn Read, o tio do jovem, na mais longa investigação já realizada na região.
A polícia chegou a prendê-lo em 2006, como principal suspeito do assassinato de seu sobrinho.
Morte na prisão
Os policias não conseguiram, no entanto, reunir provas suficientes na ocasião para incriminá-lo. E Read acabou morrendo de câncer na prisão, em 2008. Ele havia sido preso por crimes sexuais contra crianças.
Uma revisão do caso foi feita posteriormente e os policiais recorreram a um palinologista forense – um especialista em identificar pólen e sementes em cenas de crime.
A palinologista Patricia Wiltshire concluiu que a quantidade de pólen e matéria vegetal nas roupas de Chistopher indicavam que ele havia estado no jardim da casa de Read.
Um tijolo encontrado com o corpo da criança também teria passado pelo jardim da casa de Read, segundo a investigação.
Neste ano, após um inquérito, a polícia concluiu que tinha provas conclusivas para incriminar Read pela morte do sobrinho.
BBC Brasil