Numa parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Diretoria de Comunicação uma pesquisa de satisfação com o transporte universitário foi realizada nos 20 e 21 de fevereiro. Os questionários foram tabulados no dia 25 na Câmara dos Vereadores, sendo que os parlamentares acompanharam todo o processo. O resultado apurado no levantamento e outras sondagens realizadas pela Secretaria e pelos vereadores denotaram na necessidade da municipalidade notificar a empresa que faz o transporte dos estudantes.
Com o resultado final da pesquisa os itens que foram propostos (horário de saída de Guaíra, horário da chegada na faculdade, limpeza dos ônibus, qualidade das poltronas, desempenho do motorista, estado físico dos ônibus e reposição de ônibus e caso de quebra) ficou constatada grande insatisfação dos estudantes em relação a horários e, principalmente, quanto a reposição de ônibus no caso de quebra. A pesquisa atingiu 65,6% de forma negativa para esse item.
Com este resultado na tarde de dia 26 março membros da Pasta da Educação notificaram os proprietários da empresa apresentando todos os problemas a serem solucionados e os prazos para tais providências.
Vereadores participaram da reunião acompanhando admoestação aplicada pela Secretaria da Educação aos responsáveis pelo transporte. Presente no encontro também estava o presidente da AEG – Associação dos Estudantes de Guaíra.
Ao final da reunião a empresa recebeu um documento de notificação solicitando que sejam observadas as seguintes medidas:
– Apresentação de seguros dos ônibus
– Reparo imediato dos pneus
– O check list e vistorias assinados por mecânico (informando ainda a empresa que, além das ordinárias que são realizadas periodicamente, a Secretaria da Educação poderá fazer vistorias extraordinárias)
– Atendimento com prontidão dos veículos para realização de vistoria mensal, realizada pela Guarda Municipal pois, até então a Secretaria encontrou grande dificuldade na realização do procedimento, uma vez que os veículos nunca são encontrados na totalidade, exigindo da Guarda mais de um momento para a execução dos serviços.
– Apresentação dos documentos e seguro dos veículos e seguro dos veículos que vierem a ser substituídos para realização do transporte.
– A Secretaria da Educação esclareceu que o acompanhamento da realização do transporte será realizado diariamente e que as irregularidades serão enviadas para reparos imediatos e/ou substituição de veículos, prezando pela segurança dos beneficiários desse serviço.
– Serão comparada mensalmente as placas dos veículos computados no contrato e os que efetivamente realizam o transporte, como também a listagem dos mesmos no check list e vistoria pela Guarda Municipal.
Com estes quesitos informados a Secretaria da Educação estabeleceu os seguintes prazos:
– Uma semana, ou cinco dias úteis, a contar da data da reunião (26 de março) para o reparo dos vídeos e pára-brisas dos ônibus;
– Trinta dias para o conserto dos bancos;
– Vinte e quatro horas para o reparo dos pneus;
– Cinco dias para a apresentação dos documentos solicitados pela Secretaria
* A Secretaria da Educação notificou, para atendimento de imediato, quanto a reposição de ônibus em caso de quebra e sobre o cumprimento dos horários.
Prefeitura de Guaíra