A estiagem que afeta a região de Ribeirão Preto (SP) há quase 60 dias está provocando queda na produtividade do leite e causa aumento do preço do produto. Comerciantes relatam que já pagam até 10% a mais pelo litro e ameaçam repassar o custo para o consumidor.
A origem do problema está no campo, como conta o tratador Edvaldo Peixoto, responsável por um rebanho de 120 cabeças de gado leiteiro em Itirapuã (SP). Ele conta que a produção diária na propriedade, que chega a 700 litros no período da safra, caiu pela metade. “Tem gente por aí que já está perdendo gado”, contou.
Usada como alimento para o gado nessa região do estado, a cana-de-açúcar está escassa devido à seca e à demanda de outros setores. A solução seria usar ração à base de milho e soja, mas esses grãos apresentaram quebras nas safras nos Estados Unidos, um dos principais produtores mundiais, também devido à seca. A consequência é que a ração ficou mais cara.
Com o custo elevado, os produtores dizem ser obrigados a repassar parte do prejuízo. “O produtor passa a não pensar mais em produção e sim na sobrevivência do animal, que é o patrimônio dele”, explicou o engenheiro agrônomo Eduardo Nascimento.
A baixa produtividade no campo já prejudica a indústria. Uma fábrica de laticínios emPatrocínio Paulista (SP), que compra leite de produtores de São Paulo e Minas Gerais e no período da safra chega a processar 1,2 milhão de litros por dia, já registra queda de 30% na produção e o estoque é o menor em 12 meses, segundo o diretor de laticínios Laércio Barbosa.
“O que a gente espera é que a indústria possa reajustar os preços ao consumidor, ao varejo e ao produtor, de modo que tenha uma manutenção da produção e, aí sim, não tenha problema de abastecimento”, avaliou Barbosa.
Na ponta da cadeia produtiva está o comércio, como a padaria onde trabalha o gerente Jean Riul. Segundo ele, o estabelecimento já paga mais caro pelo leite e, em breve, será obrigado a reajustar os preços ao consumidor. “É prejuízo para nós, como trabalho em cima de custo, tem que ter esse repasse para o consumidor final.”
Para ler mais notícias do G1 Ribeirão e Franca, clique em g1.globo.com/ribeirao. Siga também o G1 Ribeirão e Franca no Twitter e por RSS.
Do G1 Ribeirão e Franca