LATERAL1

SÃO JOAQUIM DA BARRA: Prefeito Marcelo Mian presta contas de primeiro ano de governo

02-01-14-sao-jm-barra-prefeito“Desejo que em 2014 todos tenham muita saúde, paz e harmonia em seus lares”, frisou o prefeito.

O prefeito Marcelo de Paula Mian, de São Joaquim da Barra fez um breve balanço de seu primeiro ano de governo durante entrevista na Lidersom AM. Segundo o jornalista e apresentador Marcelo Silva, o objetivo foi abrir espaço para que o Poder Executivo pudesse falar das realizações e também apresentar os novos planos para 2014 e dessa forma a população joaquinense pudesse ter acesso no que foi feito e o que será realização no ano que vem (2014).

Ao ser perguntado sobre a experiência em ser prefeito? Marcelo Mian respondeu que sente muito orgulho e agradeceu a população em ter escolhido ele para governar a cidade. “Sou feliz como prefeito, pois você consegue realizar muitas coisas para a comunidade como um todo”, destacou Marcelo Mian.

· SAÚDE

Foi dada continuidade aos programas implantados na gestão da ex-prefeita Maria Helena, tendo como vice-prefeito e assessor de Saúde o hoje prefeito Marcelo Mian. Citando o de Cirurgias Eletivas, Planejamento Familiar, Insumos Diabetes, além de outros. Em 2012 o programa de Insumos Diabetes atendia 830 pessoas com a distribuição gratuita de: Lanceta, Lancetador, Fita para aferição de diabetes e aparelho; já em 2013 o programa fecha o ano atendendo 1300 pessoas.

Neste ano aconteceu à centralização da liberação de exames de alto custo, beneficiando a população com maior numero de exames disponíveis.

Também foi unificada a Farmácia Municipal e a Farmácia Municipal de Saúde Mental. Ou seja, a distribuição de medicamentos que antes era feita em prédios diferentes, hoje a entrega é realizada em único prédio localizado na Rua Piauí, 1623, entre as Ruas Paraná e Bahia.

A atual Administração está reformando o Centro de Saúde que irá proporcionar melhores condições aos usuários e servidores. Dentro de 60 dias a obra deverá ser entregue para a população.

Com verba no valor de 100 mil reais o Setor de Saúde fez a compra de diversos equipamentos como: Sonar, Macas, entre outros.

Para 2014 a população de São Joaquim da Barra tendo ou não o Programa Saúde da Família no bairro será beneficiada com a implantação do programa Melhor em Casa. O programa é um convênio com o Governo Federal.

Serão beneficiadas pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica. No caso dos pacientes que foram submetidos a cirurgias e que necessitam de recuperação, há a redução dos riscos de contaminação e infecção. Para tal, equipes multiprofissionais farão atendimento gratuito na casa desses pacientes, além de instruírem familiares à melhor forma de cuidado. Os pacientes terão visitas regulares das equipes e serão monitorados permanentemente. A frequência de visitas se dará conforme o estado clínico e avaliação de cada paciente. A equipe será formada por médico, enfermeira e fisioterapeuta.

Por meio do Governo do Estado de São Paulo a Saúde recebeu uma Van Zero Quilometro, segundo o prefeito Marcelo Mian.

Também para 2014 São Joaquim da Barra ganhará o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Já está sendo alugada uma casa para que a unidade seja instalada. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é unidade de atendimento intensivo e diário aos portadores de sofrimento psíquico grave, constituindo uma alternativa ao modelo centrado no hospital psiquiátrico e permitem que os usuários permaneçam junto às suas famílias e comunidades. O CAPS tem como finalidade a integralidade no tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais – psicoses, neuroses graves e demais quadros- cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida.

Construção da UPA e implantação do SAMU. Já está sendo licitada a construção da obra que irá beneficiar a população joaquinense. A Unidade de Pronto Atendimento, abreviada frequentemente como UPA, é um tipo de unidade hospitalar de média complexidade que será implantada na cidade, fazendo parte do Sistema Único de Saúde.

Tendo como objetivo de fazer a intermediação entre as unidades básica de saúde e os hospitais, a unidade também tem o objetivo de diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que casos de menor complexidade sejam encaminhados para as unidades hospitalares.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas.

O socorro começa com a chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e transferem o telefonema para um médico, que faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

Ainda segundo o prefeito Marcelo Mian, já está em processo de licitação à construção da Unidade Básica de Saúde no Bairro da Lapa e será construída em 2014, beneficiando os moradores da Lapa Nova e Velha. Além disso, três Unidades Básicas de Saúde será reformadas e ampliadas: Baixada, Vila Deienno e Júlio de Lollo.

· EDUCAÇÃO E CULTURA

No Setor de Educação, o prefeito Marcelo Mian, destacou que o setor teve nos oito anos de ex-prefeita Maria Helena Borges Vannuchi, investimentos que coloca a Educação Municipal até o primeiro ano em condições de primeiro mundo. As escolas reformadas e ampliadas, com a instalação de lousas digitais, carteiras digitais, novos playground, salas de judô e balé, brinquedoteca, entre outros espaços.

As escolas municipais vão ganhar em suas salas ar condicionados, pois já está sendo feito o processo licitatório para aquisição e instalação dos aparelhos.

No quesito merenda escolar, Marcelo Mian, frisou que foi dada continuidade na qualidade e os alunos continuam a receber os uniformes gratuitamente.

Neste no com verba própria a Educação comprou sete novos veículos. Para os universitários Marcelo Mian, anunciou que a ajuda no custo do transporte passará dos 20% para 30% em 2014, 40% em 2015 e 50% em 2016.

O prefeito Marcelo Mian, também em 2013 efetuou o pagamento do bônus no valor de R$ 500,00 aos professores que tinham ficado sem receber em 2011.

Em 2014 São Joaquim da Barra deverá já no mês de fevereiro através do Governo Federal oferecer cursos técnicos, através do Pronatec, que é oPrograma Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Com verba própria a prefeitura irá em 2014 promover a reforma e ampliação do CEICAM localizado no Jardim Paulista. Também no ano de 2014 será iniciada a construção de três creches, por meio de conquista junto ao Governo do Estado de São Paulo.

As obras do Centro Cultural que estavam paralisadas por falta de liberação dos recursos do Ministério da Cultura serão reiniciadas, pois segundo anuncio nesta semana feito pelo órgão a parcela será liderada.

· ALMOXARIFADO

Local de suma de importância para andamento de todos os setores da Administração Pública. O local foi reorganizado para dar aos servidores melhores condições de trabalho e agilidade na prestação dos serviços para a população, para isso foram adquiridos no total 13 veículos e equipamentos, além de outros que vão incorporar a frota municipal.

· ENGENHARIA, OBRAS, VIAÇÃO, INFRAESTRUTURA

Muito se foi feito neste ano, como elaboração de novos projetos e a partir de 2014 com o início de diversas obras, cada arquiteto (a) ficará responsável pelo acompanhamento de obras no sentido de fiscalização do andamento dos trabalhos.

Em 2014 será dado início na Coleta Seletiva na cidade. Coleta Seletiva ou recolha seletiva é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre estes materiais recicláveis podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros.

Sobre o novo Cemitério Municipal o prefeito Marcelo Mian destacou que já está em fase de sondagem o local localizado na Rua Quinze de Novembro e a obra de início da implantação vai ocorrer em 2014.

O novo Distrito Industrial II para 2014 o prefeito já tem reservado o valor de R$ 500 Mil Reais para dar início na viabilização da área. Mas que ainda há terrenos no Distrito Industrial I e que os empreendedores que quiserem terrenos devem procurar a Prefeitura Municipal.

Casas Populares as unidades para famílias de baixa renda deverão ter as obras iniciadas em 2014 para faixa de zero a três salários mínimos.

Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) as obras vão ter o seu começo em 2014, sendo essa uma de suas prioridades de governo, afirmou o prefeito Marcelo Mian.

Água o prefeito destacou que deverá já nos primeiros meses iniciar a perfuração de um poço artesiano no Santa Teresinha, para sanar o problema no abastecimento de água para os moradores da localidade. E luta junto ao Governo Federal para conseguir verba para a perfuração de poço profundo. Opoço artesiano da Rua Niterói já está novamente em atividade, após ser danificado por atos de vandalismo, operando hoje na capacidade de 25 a 30 mil litros/horas.

· ESPORTE E LAZER

Foram dados sequencia aos programas sociais/esportivos como: Judô, Atletismo, Natação, Balé, Tênis de Quadra, Capoeira, entre outros. Além de incentivo ao futebol de campo e outras práticas esportivas. Foi construída uma nova quadra de Tênis de Quadra. E está em fase de conclusão a construção do Campo Municipal de Futebol (anexo ao parque do Trabalhador), implantação da Ciclofaixa e em 2014 será desenvolvido o projeto de Vôlei de Areia e construção de um novo Ginásio de Esportes.

· FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE E SEMAI

“Agradeço toda equipe que colabora com a minha esposa Dulcineia Mian, que desenvolveram o atendimento social aos mais necessitados e também atenção para a turma da Melhor Idade (SEMAI)”, destacou Marcelo Mian.

Para 2014 a prioridade é a construção do Centro de Convivência do Idoso, no terreno próximo do Cene.

· SERVIDORES MUNICIPAIS

O prefeito Marcelo Mian, salientou que a relação é de muito respeito com cada um, procurando valorizar os servidores dentro das possibilidades, como fazendo o reajuste salarial para tentar recuperar as perdas salarias ocorridas; dando bônus no valor de R$ 500,00 e garantindo que seja implantando a politica de prevenção de acidentes como a destinação de equipamentos de proteção individual.

· VIAGENS PARA SÃO PAULO E BRASÍLIA

De acordo com o prefeito são e foram necessárias e com resultados positivos para a população joaquinense. Pois foi conquistas como a construção das três creches junto ao Governo do Estado no valor de quase R$ 5 Milhões de Reais e em Brasília a liberação de verbas para Saúde, Educação e Social por meio de convênios e emendas parlamentares no Governo Federal.

· CÂMARA MUNICIPAL

“Quero agradecer e respeito todos os vereadores que independentemente das cores partidárias colocaram em primeiro lugar o povo joaquinense”, frisou Marcelo Mian.

Ainda segundo o prefeito Poder Legislativo e Executivo mostraram a maturidade e quem ganhou foi cada cidadão e cidadã de São Joaquim da Barra.

*EVENTOS PARA 2014

Carnaval – haverá, mas ainda não está definido o local se será na Avenida ou no Parque de Exposições Tancredo Neves. A decisão deverá ocorrer na primeira quinzena de janeiro.

Festa da Soja – Vai acontecer novamente com os portões abertos, proporcionando entretenimento para os joaquinenses.

Viva Vida, Evangeliza Barra e Exposição de Orquídeas – Ambos vão receber o apoio da Administração para a sua realização.

Feira do Livro e Semana Cultural– Deverá acontecer no segundo semestre.

No final da entrevista o prefeito Marcelo Mian, aproveitou para agradecer aos veículos de comunicação, aos vereadores, as Policias Civil e Militar, ao Ministério Público (Doutora Fernanda e Doutor Paulo) e aos juizes ( Vanessa Aparecida Barbosa Pereira – Juiza da 1ª Vara Judicial e Renê José Abrahão Strang – Juiz da 2ª Vara Judicial), aos servidores municipais, aos deputados Federais João Paulo Cunha, Arnaldo Jardim e Paulo Teixeira e o estadual Roberto Engler, assessores e assessoras, a população joaquinense que tem colaborado com a sua administração e a Deus que tem iluminado o caminho de todos.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Joaquim da Barra

Notícias Relacionadas

Envie um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *